Receitas de Patês

Procurando por uma receita de Patês? Na seção de receitas do Click Grátis você encontra diversas receitas de Patês como, Patê de Curry e Manga, Empadinha da Padaria, Croissant de Frango, Salsichinhas Aperitivo e muitas outras que são um sucesso na cozinha.

Encontradas 36 receitas. Mostrando página 1 de 4.


Saiba mais sobre receitas de Patês

Entre as diversas delícias servidas em reuniões formais ou informais, o patê tem seu lugar de destaque. De origem muito remota, essa iguaria já era apreciada na antiguidade pelos egípcios, que a faziam com fígado de pato. Já em Roma e na Grécia, os pratos eram preparados com fígado de ganso. Entretanto foram os franceses que apresentaram o patê ao mundo ao produzirem o foie gras (fígado de ganso).

O patê consiste em uma massa pastosa que se come fria e agrada do mais simples ao mais requintado paladar. Sua textura pode ser aveludada, para ser espalhado sobre fatias de pão ou torradas, ou um pouco mais consistente, de forma que pode ser fatiado. Em ambas as versões, ele permite a composição de sofisticadas entradas em almoços e jantares, além de ser uma ótima opção para o lanche da tarde.

Nas reuniões familiares ou entre amigos, as receitas com patê fazem o maior sucesso, tanto na hora do seu preparo, devido à facilidade, rapidez e simplicidade do prato, quanto na hora de saborear. Hoje em dia, alguns bares e restaurantes oferecem aos clientes diversas opções de patês em seus cardápios, que muitas vezes são servidos na chegada ao estabelecimento, antes mesmo de ser feito o pedido do prato principal.

Existem patês dos mais variados sabores como o patê de presunto, de atum, de salmão, de sardinha, de frango, de fígado, de legumes, de alho, de salame, de queijo, de tomates secos, de azeitonas, entre outros. Além disso, o uso de ervas aromáticas e temperos na elaboração desses pratos garantem uma diversidade de cores e aromas que agradam aos olhos e ao paladar. No entanto, para adquirir a consistência pastosa, a base dos patês é quase sempre a mesma, podendo ser confeccionada com maionese ou alguns tipos de queijo.

Para preparar uma pasta não é necessário ter grande prática na cozinha, pois é tudo muito simples. Todavia é muito importante usar sempre ingredientes frescos e de boa qualidade e evitar a adição de produtos congelados, o que irá garantir o sucesso final do prato. Logo depois da preparação, o patê deve ser levado à geladeira para firmar sua textura e tornar-se mais tenro, o que também evita que os ingredientes frescos estraguem, principalmente se for consumido no verão.

Na hora de servir, o patê deve estar sempre bem fresquinho. É interessante preparar uma mesa com pastas de sabores e cores variados para oferecer aos convidados, acompanhados por bebidas como cerveja, refrigerante, suco ou um vinho de sua preferência. Essa combinação irá agradar a todos e renderá muitos elogios!