Topo

Carne de frango: confira os melhores cortes para variar sua alimentação no dia a dia

Confira como os pedaços de frango podem ser preparados em diferentes pratos.
Publicidade
Comente

A carne de frango é uma das proteínas mais consumidas do mundo, incluindo no Brasil. Dentre as mais variadas opções de carnes que podem ser encontradas disponíveis para alimentação, a carne de frango pode ser considerada como mais saudável do que a carne vermelha bovina, além de ser mais barata. 

Carne de frango: confira os melhores cortes para variar sua alimentação no dia a dia

Existem diversos cortes do frango que acabam tendo uma quantidade muito menor de gordura do que outros tipos de carne. Além disso, o frango fornece diversos outros tipos de nutrientes que acabam sendo muito interessantes para o corpo de uma forma geral, incluindo ferro, sais minerais e aminoácidos, fundamentais para a concentração e para o sono.

Outros pontos positivos da ave são: nível de gorduras saturadas, menor em relação à carne bovina; e vitaminas do complexo B, como a vitamina B3, nutriente importante para combater a anemia, fraqueza muscular e outros problemas de saúde, e também a vitamina B12, boa para o sistema nervoso e circulatório.

Publicidade

Para quem deseja variar o preparo da carne de frango no dia a dia, confira alguns cortes e como eles podem acabar sendo combinados com diferentes ingredientes:

Filé de peito

O peito é a parte do frango considerada como a mais saudável, com baixa quantidade de gordura. Mas para que ela se torne ainda mais interessante para o consumo no dia a dia é recomendado utilizar o filé, que basicamente é o peito sem pele e sem osso, com o maior aproveitamento da carne que fica mais distante das cartilagens e da estrutura óssea da ave. 

Como ele possui uma quantidade muito baixa de gordura, no momento do preparo as pessoas devem tomar cuidado para que ele não fique muito seco. A dica é apostar em um bom molho, e cozinhar no ponto e na temperatura correta. 

Coxa e sobrecoxa

Publicidade

Dois cortes de frango que são bastante populares e versáteis. Essa parte possui uma carne que pode ser considerada como um pouco mais avermelhada, com uma quantidade adicional de gordura, que deixa ela também mais saborosa. Elas podem ser encontradas tanto juntas quanto separadas.

Geralmente elas são feitas assadas, em um cozimento mais lento e seco, mas que vai permitir que a gordura externa acabe penetrando de uma forma mais efetiva na carne do frango. 

Frango à passarinho

Já este acabou se tornando um dos cortes mais utilizados nos bares para o preparo de petiscos rápidos. Basicamente ele acaba sendo feito a partir de diversos cortes pequenos, que podem ser retirados da coxa, da sobrecoxa e também da asa. Ele acaba tendo osso e uma quantidade de carne menor, mas que pode ficar muito saborosa.

O frango à passarinho pode ser preparado das mais variadas formas, incluindo assado, frito e até mesmo cozido em determinados tipos de molhos.

Asa, meio da asa (tulipa) e coxa da asa

Já essas partes do frango também acabam tendo uma quantidade de carne menor, mas ao mesmo tempo uma concentração de sabor maior, já que possui uma boa quantidade de gordura e de pele. Todos estes cortes podem ser preparados de diferentes formas na cozinha.

Geralmente elas são consumidas inteiras, na forma de tulipas, ou então a partir da parte da coxa da asa, que geralmente acabam sendo encontradas no mercado sendo vendidas com o nome de drumette. Todos estes pedaços podem ser preparados com molhos, gratinados, marinados e até empanados.

Sassami (filezinho)

Essa é uma variação do filé de peito de frango, mas que não é exatamente a mesma coisa quando comparado com o peito inteiro. Na verdade, ele acaba sendo retirado de uma parte do peito que costuma ter um pouco mais de gordura e também de cartilagens, mas que mesmo assim ainda acaba sendo composto, na sua grande maioria, por uma carne mais magra e saudável. 

Uma das grandes vantagens deste tipo de corte é que normalmente ele acaba sendo encontrado no mercado em um formato que permite o preparo direto, especialmente se a pessoa vai fazer ele frito. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: