Receitas de Saladas

Procurando por receita de salada? Aqui na seção de receitas do Click Grátis, você encontra diversas receitas de saladas. Além de nutritivas as saladas são super saborosas e fáceis de preparar. Experimente!

Encontradas 501 receitas. Mostrando página 1 de 51.

Saiba mais sobre receitas de Saladas

A salada é um dos pratos que dificilmente faltam na mesa dos brasileiros. Nutritivas, saborosas e bastante ornamentais, combinam com diferentes refeições, desde as mais comuns, como feijão, arroz e bife, às mais requintadas.

Muitas pessoas, quando se fala em salada, pensam logo em alface e tomate regados a sal e vinagre (ou limão). No entanto é possível elaborar composições incríveis com diferentes ingredientes, criando sabores novos e extremamente apetitosos.

Antes de falarmos sobre algumas receitas de saladas, vale destacar suas vantagens. Uma boa porção de salada pode oferecer nutrientes essenciais que ajudam a manter o metabolismo em dia. Como as fibras, que regulam o trânsito intestinal e diminuem os níveis de colesterol ruim no organismo; e os minerais e as vitaminas, que auxiliam no controle de fluxo das reações químicas que acontecem no organismo e combatem a evolução de algumas doenças. Como podemos perceber, além de enriquecerem o cardápio do dia a dia, as saladas garantem melhor qualidade de vida. Por isso é tão importante que sejam incluídas nas refeições.

Voltando às receitas, as mais conhecidas são as saladas frias, que combinam muito bem com o clima tropical do Brasil, sobretudo no verão. A salada fria de legumes é uma boa pedida para os dias quentes. Ela pode ser servida em almoços e jantares leves acompanhando bifes e peixe. Geralmente, uma salada como essa leva batatas em pedaços, chuchu também em pedaços, cebolas e cenouras cortadas em rodelas, cebolinha e tomates em lascas. Esta salada pode ser temperada a gosto, recomenda-se, porém regá-la com azeite.

Outra boa pedida é a salada de Berinjela que traz um sabor bem delicioso e diferenciado. Uma receita simples e de fácil preparo normalmente leva os seguintes ingredientes: berinjelas, alho, cebola, azeite, sal, orégano, cominho e limão.

Ainda na salada fria, uma boa sugestão é salada de camarão – ideal para quem está curtindo o litoral e para os amantes de frutos do mar. O prato pode levar camarão, é claro, tomate, salsa, milho, limão, cebolinha, cebola, alface e sal a gosto.

Para os dias frios as saladas quentes são excelentes alternativas. Uma das mais conhecidas é a salada quente de batata que pode ser feita com batatas, bacon picado, caldo de bacon, vinagre, cebola e salsa.

Outra receita que dá água na boa é a salada quente de repolho. Embora apresente variações, basicamente leva: repolho roxo em tiras, pimentão amarelo em cubos pequenos, cebola picada, açúcar, sal, uva passa, óleo de soja, água e vinagre branco (o quanto baste para esses últimos 6 itens) e caldo de frango.

Além dessas duas receitas de salada quente, há outra muito saborosa: a de grão-de-bico, feita com azeite, croûtons, folhas de rúcula, grão-de-bico em conserva, hortelã, linguiça calabresa defumada picada, pimenta dedo-de-moça (sem sementes e picada), raspas de casca de limão, suco de limão, toucinho fresco (em pedaços pequenos) e sal e pimenta-do-reino a gosto.