Receitas de Risotos

Procurando por uma receita de Risotos? Na seção de receitas do Click Grátis você encontra diversas receitas de Risotos como, Salada árabe, Paella com Legumes, Risoto de Cogumelos, Risoto Alla Milanese e muitas outras que são um sucesso na cozinha.

Encontradas 33 receitas. Mostrando página 1 de 4.

  • Receita Risoto de Polvo da Maria
  • Receita Salada árabe

    As saladas são sempre bem-vindas, portanto, não tem problema em fazê-las. A receita está bem explicada, o croc do pão árabe com os outros ingredientes fica muito bom. Prove aí na sua casa.

  • Receita Paella com Legumes

    Prepare aí na sua casa esta receita de Paella com Legumes, você vai adorar o sabor, e o melhor, é bem prática de preparar, todos que provam esta maravilha não deixam de elogiar o sabor.

  • Receita Risoto de Cogumelos

    Um risoto autêntico e delicioso. Prove o arroz, ele deve ficar um pouco al dente (ou um pouco duro nas pontas, mas não no meio). Com essas dicas não vai ter erro, você vai preparar sem problemas.

  • Receita Risoto Alla Milanese

    Esta receita com certeza é uma que vale realmente a pena! Fica incrível, uma receita bem fácil de executar e servido com um belíssimo vinho vai deixar o seu jantar ou almoço maravilhoso, você vai...

  • Aprenda a preparar um delicioso Risoto Vegetariano, você vai adorar o sabor deste Risoto, bem temperado e com um sabor marcante, o caldo de legumes dá um toque especial no sabor desta receita.

  • Rendendo porções para servir até quatro pessoas, também conhecido como Baião de dois, é um prato típico nordestino e bem fácil de preparar. Em alguns casos esta receita tem as carnes trocadas por...

  • Não deixe de preparar aí na sua casa mais esta receita maravilhosa de Risoto, bem fácil, rápida e prática, esta receita vai te deixar com água na boca, ideal para um jantar ou almoço especial,...

  • Receita Risoto Primavera

    Esta maravilhoso Risoto Primavera serve até doze pessoas. É um Risoto nutritivo e com excelente sabor. Uma mistura que deixa a preparação mais leve. Tem uma textura agradável e nota-se os grãos de...

  • O Risoto Del Mare tem como base o “molho del mare" feito com tomates (molho de tomate), camarões e lulas com um toque especial do vinho branco seco. Há muitas variações do molho del maré, cada um...

Saiba mais sobre receitas de Risotos

O risoto é um dos muitos pratos italianos que ganharam fama mundial. No Brasil, a receita se popularizou não só pela facilidade de preparo, mas principalmente pelo fato de o arroz ser parte fundamental da culinária brasileira. Além de arroz, o risoto leva diversos condimentos como cebola, sal, pimenta, manteiga, azeite de oliva, entre outros ingredientes, que hoje variam conforme a criatividade do cozinheiro.

A origem do risoto vem da Itália, há aproximadamente 200 anos, e de maneira curiosa. Durante o jantar de noivado da filha de Valerio de Flanders, um famoso fabricante de vidros que trabalhava na construção da catedral de Milão, o cozinheiro responsável teria deixado cair um pouco de açafrão no arroz, o que o deixou amarelado. A novidade acidental do cozinheiro foi apreciadíssima por todos os convidados do jantar, e até hoje a receita com açafrão é utilizada nas receitas italianas.

Outra versão da história diz que um dos alunos de Valerio subornou o cozinheiro encarregado do jantar para que colocasse o açafrão dentro do arroz, como “vingança” pelas constantes irritações que passava com o fabricante de vidros. Independente da versão, o Risoto Alla Milanese ganhou fama e rapidamente se espalhou pela Europa, e então para o restante do planeta.

Para fazer um bom risoto, é necessário paciência e atenção quanto ao ponto de cozimento, que varia de acordo com a panela e o fogão utilizados. O tipo de arroz e a combinação de temperos também influencia na preparação. Portanto escolha bem os itens que serão utilizados em sua receita, para que tudo saia de acordo.

Atualmente, além do tradicional, existem diversas receitas de risoto. Os mais conhecidos são:

Frango – feito com peito de frango, azeitonas, pimenta-do-reino e polpa de tomate, o risoto de frango lembra, a princípio, os pratos com massas, como o macarrão.

Camarão – além do camarão, que produz um caldo próprio, é acrescentado azeite, salsa, cheiro-verde, alho e azeite. O camarão pode ser cozido separadamente, aproveitando o caldo para o risoto.

Quatro queijos - inclui muçarela, parmesão, gorgonzola e brie, todos devidamente ralados, além de alguns vegetais.

Existem ainda algumas receitas exclusivas do Brasil, como o risoto nordestino, feito com feijão-de-corda, toucinho, lombinho suíno e pimentão, muito apreciado em restaurantes especializados, e o risoto à brasileira, com presunto, muçarela, parmesão, ervilhas e tomate. A internet oferece várias receitas criativas, e os próprios restaurantes procuram inventar formas diferenciadas de elaborar o risoto.