Receitas de Lasanhas

Procurando por uma receita de Lasanhas? Na seção de receitas do Click Grátis você encontra diversas receitas de Lasanhas como, Lasanha de Pequi com Frango, Lasanha de Espinafres, Tagliatelle com Minialmôndegas, Lasanha de Mortadela e muitas outras que são um sucesso na cozinha.

Encontradas 70 receitas. Mostrando página 1 de 7.

Saiba mais sobre receitas de Lasanhas

A lasanha é um dos pratos mais conhecidos e saboreados ao redor do mundo. Receita criada pelos italianos, a lasanha consiste em várias camadas de massas com algum recheio entre cada uma delas. Presunto, carne, frango e queijo são os mais comuns. Para completar, a lasanha é coberta por um molho, que varia de acordo com o recheio. Os mais comuns são o molho branco e o molho de tomate.

A origem da lasanha remonta ao antigo Império Romano, quando era muito diferente da forma como a conhecemos hoje. A massa, cortada de forma quadrada, era cozida em uma panela e degustada com legumes e queijo. Durante séculos a receita foi feita dessa forma, e era chamada de lasana (“vaso", em latim).

A lasanha só ganhou a forma atual a partir do século XIX, com o estudioso Francesco Zambrini. Ao descobrir outra forma da receita, feita com tiras de massa de farinha cobertas com queijo, o pesquisador publicou o achado em um livro de culinária, que popularizou a lasanha pela Itália. A fama mundial veio com o jornalista Paolo Monelli nas primeiras décadas do século XX, que mencionou a lasanha em seu livro “O Glutão Errante".

Existem diversos tipos de lasanha hoje em dia, mas nenhuma delas é tão famosa quanto a lasanha à bolonhesa. Criada na cidade de Bolonha pouco tempo antes de a massa ser mundialmente conhecida, a lasanha à bolonhesa é feita com recheio de carne moída, molho de tomate e alguns temperos, como cebola, sal, folha de louro etc. Há quem coloque queijo e presunto também, mas este último é mais adequado como um recheio separado.

Outra lasanha bem conhecida é de quatro queijos (muçarela, parmesão, gorgonzola e provolone). Fácil de ser feita, assim como a bolonhesa, a lasanha de quatro queijos pode ser coberta com molho branco ou com os próprios queijos, cozinhados em uma panela com leite e amido de milho. Em ambos os casos, torna-se um prato maravilhoso.

Alguns tipos de recheio incluem frutos do mar, como champignon e bacalhau; frango, com molho de alcaparra ou molho branco; o vegetariano, com verduras e legumes no lugar da tradicional carne, e muitos outros. No Brasil, existe ainda a lasanha nordestina, feita com queijo coalho, carne de sol, manteiga de garrafa e bechamel. Os chefes de cozinha, donas de casa e qualquer curioso das massas reinventam a fórmula da lasanha frequentemente, o que mantém a comida famosa em todo o mundo.