Receitas de Maioneses

Procurando por uma receita de Maioneses? Na seção de receitas do Click Grátis você encontra diversas receitas de Maioneses como, Maionese de Frios no Copinho de Massa de Pastel, Maionese de Batata, Cenoura e Orégano, Maionese Magra, Maionese e muitas outras que são um sucesso na cozinha.

Encontradas 30 receitas. Mostrando página 1 de 3.

Saiba mais sobre receitas de Maioneses

A maionese é um molho muito utilizado em saladas, acompanhamentos e entradas, e faz parte da culinária de muitos países ao redor do mundo. A receita básica é produzida a partir de ovos e óleo e pode ser complementada com alguns temperos para aprimorar o sabor. Diferente de outros molhos, sua preparação e condicionamento devem ser feitos em temperaturas baixas, para que não estrague ou acumule bactérias.

A origem da maionese se deu na França do século XVIII, durante um jantar em homenagem às vitórias do Duque de Rechelieu. Chamada inicialmente de “Mahonnaise”, o molho só se popularizou pelo mundo dois séculos depois, quando o imigrante alemão Richard Hellman levou a receita para os Estados Unidos. Hoje, a marca Hellman's é a principal comerciante de maionese, considerada um expoente no mercado.

A maionese é utilizada em diversos segmentos alimentícios. Os mais populares são os sanduíches, os cachorros-quentes, as pizzas e outros salgados similares. A maionese também é muito consumida como molho em acompanhamentos e entradas para outros alimentos. Os molhos feitos a partir da maionese mais famosos são o rosê e o tártaro, cujos preparos são simples e rápidos, basta misturar a maionese com ketchup e mostarda, respectivamente. Se o cozinheiro preferir, mais alguns temperos podem ser adicionados.

Como salada, a maionese ganha destaque pela versatilidade em que é usada. A tradicional salada de maionese, também chamada de salada colorida, é feita com batatas, cenouras, ervilhas e outros legumes. É muito consumida em grandes festividades, como natal, páscoa, aniversários ou mesmo em reuniões casuais de família. A salada de frango é outra muito popular, pois pode ser usada também como acompanhamento para massas como macarrão e lasanhas. É feita com peito de frango, batatas cozidas, cheiro verde e vinagre branco.

Porém a salada mais famosa feita com maionese é o salpicão. Basicamente feito com diversos temperos, batata palha e presunto, o salpicão é tão utilizado quanto a salada de maionese em grandes eventos populares, com variações que podem incluir frango, atum, peito de peru e outros.

Existem ainda alguns pratos únicos feitos a partir da maionese. Os sequilhos de maionese, por exemplo, são bolinhos feitos em forma de nhoques, que levam açúcar, pó royal, leite e maisena. Esses bolinhos são ideais para os lanches da tarde devido à facilidade no preparo.

Mais um prato curioso é a falsa maionese. Embora leve ovo, ingrediente fundamental para a maionese, os demais ingredientes (molho inglês, queijo cottage, mostarda e suco de limão) são bem diferentes do habitual. Basta ser criativo para criar novas receitas com maionese!