Topo

5 coisas importantes que toda mãe de primeira viagem precisa saber

Comente

Provavelmente existem poucas coisas na vida capazes de trazer tanta satisfação quanto a sensação de ser mãe pela primeira vez, especialmente quando tudo sai exatamente como o planejado.

Em todo caso, porém, é sabido que nem sempre a mãe de primeira viagem está completamente pronta para lidar com a criança, enquanto algumas por vezes não sabem como conter o choro do bebê, outras podem não conseguir fazer a leitura correta das necessidades do pequeno especialmente quanto à amamentação.

Sabendo disso, portanto, decidimos listar a seguir algumas informações úteis que podem contribuir não só com as mães, mas com os pais que tiveram ou vão ter o primeiro filho. Confira!

Dicas úteis para as mães de primeira viagem

Dicas para as mães de primeira viagem

O choro pode ser normal

Muitas mães se preocupam sem razão com a questão do choro do bebê, pois quando pequenos eles podem chorar em média por três horas em um único dia. Nesse momento a mãe precisa manter a calma e tentar descobrir as necessidades da criança.

As lista de dicas inclui verificar a fralda do bebê, tentar alimentá-lo, observar se a roupa não está quente de mais ou fresca de mais e verificar se a criança não está se incomodando com algo específico como um brinquedo que o assustou ou algo do tipo.

Especialistas também recomendam que os pais conversem com o bebê, pois assim ambos podem se acalmar. Vale ressaltar que o choro contínuo é comum nos três primeiros meses principalmente porque nesse período as cólicas incomodam.

Leia também:

A pele muda

A pele do bebê pode mudar, principalmente no primeiro mês de vida, sendo comum o aparecimento de placas avermelhadas, principalmente no rosto. Assim como elas aparecem elas também vão embora.

Outro problema comum é o ressecamento da pele, que ocorre porque o bebê passou meses envolto no líquido amniótico. Isso leva ao surgimento das descamações, que também são comuns nos primeiros meses de vida.

Para não agravar esse processo natural no bebê é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo, usar roupa apenas de algodão, lavar as roupinhas apenas com sabão neutro e sem amaciante e sempre higienizar o rosto do bebê com algodão úmido após a amamentação. Isso garante que pele não ficará engordurada com o leite que escorreu.

Dica pra saber se o bebê está mamando o bastante

Se o bebê está ganhando peso ele está mamando o suficiente. O ganho de peso é a melhor forma de descobrir se o ele está sendo bem amamentado.

Vale dizer que existem duas formas de amamentar, sendo que a primeira é dando um só peito para o bebê e esperando que ele esvazie para então oferecer o outro lado na próxima mamada. A segunda maneira é revezando entre os dois seios durante a mesma amamentação.

Outra coisa que as mães de primeira viagem precisam ter em mente é que não existe leite materno fraco, ele é sempre um alimento completo para o bebê. Agora, pode acontecer de a mãe ter uma baixa produção de leite, nesse caso a alimentação deve ser complementada, mas sempre sob a orientação do pediatra.

Ele vai passar frio

Quando se tem o primeiro filho as mães ficam com muitas duvidas, mas elas sempre devem usar o bom senso. Se estiver muito frio a criança deve ser agasalhada, se estiver calor, o ideal é vestí-la com roupas mais leves e fresquinhas.

Colocar muita roupa no bebê independente do clima por considerar que o bebê sente mais frio pode ser um erro. O corpo do bebê pode sentir tanto calor quanto o frio com maior facilidade, o ideal então é ficar sempre de olho para que ele esteja sempre com o traje ideal e pelo tempo necessário.

O intestino do bebê não está totalmente regulado

É normal o bebê evacuar enquanto mama, e isso se deve ao reflexo gastrocólico, que avisa seu intestino que é hora de trabalhar. Quando o bebê estiver perto de completar seu primeiro mês de vida isso pode mudar.

A partir daí os pequenos podem passar de dois a três dias sem evacuar, já que o corpo está sofrendo com as mudanças. A explicação é a de que à medida em que o tempo vai passando o organismo passa a juntar um bolo fecal maior antes que a vontade de evacuar seja despertada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: