Topo

Dicas simples e práticas que ajudam a regular melhor o intestino do bebê

Comente

Por natureza, um bebê é obviamente muito mais frágil que um adulto ou adolescente e essa fragilidade observada se estende também ao seu intestino, que está em fase de transformação e adaptação.

Isso significa que os pais devem ter cuidado redobrado com a alimentação dos bebês para que o intestino fique sempre bem regulado e o bebê livre de problemas como prisão de ventre, ressecamento, diarreias, e outros.

Para ajudar os pais de primeira viagem então, decidimos apresentar a seguir um conjunto de dicas interessantes baseadas na opinião de especialistas. As informações podem ser úteis para os cuidados com o bebê no dia a dia desde os primeiros dias de nascimento.

Veja dicas para manter o intestino do bebê regulado

Alimentação - Veja dicas para regular o intestino do bebe

Bebê recém-nascido

Um recém-nascido evacua cerca de oito vezes ao dia, mas com o passar do tempo esse número pode diminuir para duas ou três evacuações diárias. As fezes da criança na fase em que recebe apenas o leite materno costumam ser pastosas e claras.

Os sinais de que o bebê pode estar com dificuldade pra evacuar podem se apresentar por meio de distenções no abdômen ou no comportamento do bebê fazendo muita força para expelir as fezes. Isso pode ocasionar cólicas e consequentemente o choro da criança, então é preciso atenção.

Vale ressaltar que um número de evacuações maior que o normal e com fezes muito amolecidas pode ser indício de um desarranjo intestinal. Ao perceber que algo está diferente do normal, não hesite em procurar um especialista.

Leia também:

Alimentos bons para o intestino preso

Alguns alimentos ricos em fibras naturais melhoram o intestino do bebê, mas é preciso certificar-se de que ele já tem a faixa etária ideal para o consumo. Se a criança já estiver com quatro meses de vida, por exemplo, a mãe pode oferecer sucos de frutas laxativas, tais como laranja lima, ameixa preta, mamão e farinha de linhaça.

Basta bater tudo no liquidificador e oferecer ao bebê. Para os pequenos que tomam leite em pó ou de fórmula, a dica é ferver a água com ameixa preta, coar e depois prepara o leite com essa água.

Alimentos reguladores do intestino solto

Para regular o intestino solto do bebê, a dica é oferecer suco coado de maçã, goiaba ou pera. Outra dica é preparar sopa com batatas, cará, macarrão ou inhame. Outra dica é oferecer creme de arroz com o leite para amenizar os efeitos da diarreia.

Evite a flatulência

No caso de o bebê estar com muitos gases a dica é não oferecer determinados alimentos, como feijão, grão de bico, ervilha e lentilha. O açúcar também deve ser retirado ou diminuído da dieta, pois pode causar fermentação e distensão do abdômen.

Cólicas

O choro é um dos principais sinais de que o bebê está com cólica. Procure observar em que horário a cólica surge e qual foi o último alimento que a criança ingeriu.

Evite em todo caso oferecer para criança refrigerantes, alho e café. Algumas crianças costumam apresentar cólica até os cinco meses de vida e isso é até certo ponto normal, em função do amadurecimento do sistema digestivo.

Apesar disso, procure sempre acompanhamento profissional para que o bebê possa ter o melhor desenvolvimento possível, livre de incômodos desnecessários.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: