Topo

Veja razões pelas quais o sono da tarde pode ser importante para o bebê

Comente

Muitos pais de primeira viagem se perguntam: será que é válido adotar o hábito de fazer a criança dormir á tarde? A resposta pra essa pergunta, considerando a opinião de especialistas é sim, esse é um hábito saudável e que deve ser cultivado até que a criança atinja os cinco anos de idade (ou algo próximo disso).

O tempo de descanso pode variar de acordo com a necessidade e idade de cada criança e esse tempo não tende a interferir no sono da noite. Pediatras ressaltam que dormir bem, faz com que a criança aproveite as horas acordadas da melhor forma.

A prática pode ajudar a reduzir a ansiedade e até a prevenir a obesidade infantil. A seguir você confere alguns os benefícios que a soneca da tarde pode trazer para as crianças.

Veja algumas razões pelas quais o bebê pode dormir à tarde

Razões pelas quais o bebê pode dormir à tarde

Produtividade em alta

Especialistas afirmam que deixar a criança sonolenta durante o dia prejudica seu aprendizado, afetando sua capacidade de prestar atenção. Além disso, é durante o sono que grande parte das informações aprendidas e tarefas executadas ao longo do dia são assimiladas e memorizadas.

Dito isso, o sono da tarde pode servir para que a criança “recarregue” suas baterias para mais um período de aprendizado e atividades antes do sono da noite.

A irritação é reduzida

Existem duas principais razões para a criança ficar irritada: sono e fome. O grande problema é que dependendo da idade a criança não sabe dizer o que está sentindo, de modo que a mãe só sabe que ele precisa de algo quando começa a chorar sem parar.

Se você já verificou todas as possíveis causas da irritação da criança e não encontrou a solução, dormir pode ser tudo o que ela precisa nesse instante.

Leia também:

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

A sono é uma atividade que repousa o cérebro e estimula o inconsciente, armazenando todas informações recebidas durante o dia. De acordo com especialistas, é necessário esvaziar a mente após um dia cheio, para obter novas informações e criar associações, como sentir vontade de ir a banheiro, por exemplo.

O sono minimiza a ansiedade

Quando fica muito tempo sem dormir a criança fica ansiosa. Mesmo em período de exaustão a tendência é que o bebê prefira ficar acordado, por isso os pais devem ficar atentos aos sinais de cansaço e proporcionar um ambiente ideal para uma soneca.

Privar a criança do sono da tarde pode afetar seu desenvolvimento ou até mesmo prejudicar a liberação de hormônios do crescimento.

Previne contra obesidade

Um estudo publicado na revista Pediatrics, mostrou que as crianças que dormem pouco estão mais propensas a desenvolver obesidade infantil se comparadas a crianças que se mostram descansadas ao longo da semana.

A pesquisa analisou o padrão de sono de 308 crianças entre quatro e dez anos e as crianças que dormiram sete horas com intervalos irregulares, apresentaram risco quatro vezes maiores para a obesidade, isso em comparação com as crianças que dormiram mais de nove horas por dia.

Especialistas acreditam que a relação do sono com a obesidade pode ocorrer devido à ansiedade a que estão sujeitos aqueles que não dormem adequadamente. Esse pode ser um dos gatilhos para a fome emocional, de modo que as crianças buscarão o prazer mental em alimentos como salgadinhos e doces.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: