Topo

5 coisas incríveis e impressionantes que os animais podem fazer

Comente

A raça humana que, todos sabem, é descente direto dos animais de acordo com as teorias cientificas mais aceitas ao redor do mundo, acabou se tornando diferente dos outros por ter conseguido criar a capacidade de raciocinar e pensar sobre as coisas que acontecem ao seu redor, diferentemente dos outros animais, que acabam agindo por extinto. 

Do ponto de vista biológico, na verdade tudo o que os homens fizeram e ainda fazem está diretamente relacionado com o seu extinto de sobrevivência. Mas isso não significa que as outras espécies de animais não conseguiram desenvolver comportamentos que podem ser considerados até mesmo muito superiores do que os humanos em determinadas situações. 

De uma forma geral, a biologia explica que os animais precisam acabar adaptando sua forma de agir de acordo com o meio em que vive, sempre com o objetivo de ampliar as chances de continuar vivendo. E isso faz com que alguns destes animais realmente tenham desenvolvido alguns comportamentos impressionantes. 

Confira algumas coisas que podem ser consideradas realmente impressionantes e que podem ser encontradas como comportamentos de animais no dia a dia. 

5 coisas incríveis e impressionantes que os animais podem fazer

Formar laços de amizade

Veja também:

O conceito de amizade ainda é difícil de ser encontrado do ponto de vista científico. Afinal de contas, ainda não sabemos o que realmente faz com que os humanos se sintam atraídos por determinadas pessoas e outras não, não apenas no campo do relacionamento amoroso, mas também nesta questão da amizade, que basicamente é um pacto de parceria. Mas este tipo de comportamento também pode ser encontrado entre animais de outras espécies. 

De fato, os pesquisadores já encontraram diversas situações nas quais os animais criam laços que poderiam ser considerados e classificados como improváveis. E isso quase sempre se dá devido as hostilidades que estão presentes no ambiente no qual essas espécies vivem, para se defender de parasitas, evitar o ataque desprevenido de predadores, buscar alimentos e ter um local para descansar ou criar filhotes. Com isso, indivíduos de diferentes espécies podem acabar se aproximando para criar uma condição que seja favorável para ambos. 

Quebrar expectativas

Expectativa é um conceito inerente ao humano, uma vez que existe uma capacidade cerebral que permita antever determinadas situações e fazer leituras do que está acontecendo ao seu redor e o que pode se esperar de outras pessoas ou de animais. Mas algumas espécies que são encontradas no mundo selvagem podem acabar se tornando conhecidas por quebrar estas expectativas criadas pelas pessoas. 

Muitas expectativas acabam sendo criadas pela aparência dos animais. Por exemplo, os humanos podem olhar para uma lontra e achar que se trata de um animal muito simpático e fofo, que vai simplesmente receber afagos sem reclamar. Mas, na grande maioria dos casos, se tratam de animais que não gostam muito deste contato, e podem até mesmo liberar um cheiro forte quando humanos se aproximam, bem como atacar. Por outro lado, existem determinadas espécies de tubarões que podem ser considerados tão simpáticos como focas. 

Solucionar problemas de forma criativa

Utilizando as suas habilidades cognitivas que foram sendo desenvolvidas ao longo do processo de evolução, muitos animais acabam desenvolvendo a capacidade de encontrar soluções criativas para problemas que surgem no seu dia a dia. Por exemplo, animais como porcos e vacas podem acabar sendo considerados como muito inteligentes. Eles conseguem decorar rodas de locais de comida, por exemplo, mesmo depois de um ano escondidas. Além disso, eles também costumam desenvolver algumas atividades de entretenimento e ocupação enquanto estão passando por longos períodos de ociosidade. 

Se limpar melhor que alguns humanos

O hábito de tomar banho todos os dias pode ter se tornado uma grande estratégia adotada pela humanidade para conseguir aumentar sua expectativa de vida, eliminando grande parte das bactérias que se acumulam no corpo ao longo do dia. Mas isso não significa que apenas os humanos conseguem criar uma rotina de limpeza que possa ser considerada como eficiente. 

Por exemplo, as abelhas conseguem retirar o pólen que fica acumulado de seus corpos durante o bater de asas nos voos. Sendo assim, elas estão sempre limpas. Já animais de grande porte, como elefantes e rinocerontes, costumam tomar banho de lama que se tornam muito eficientes para eliminar parasitas que realmente podem se tornar prejudiciais para eles. 

Caçar com camuflagem

Esta é uma habilidade que muitos humanos gostariam de ter. Existem diversas espécies que conseguiram desenvolver determinados mecanismos de camuflagem que ajudam não apenas a se esconder de possíveis predadores, mas também para conseguir chegar até o seu alimento de uma forma mais furtiva. Por exemplo, crisopídeos e o louva-a-deus conseguem se misturar ao meio ambiente, enquanto cobras-rato e tartarugas-jacaré usam partes dos próprios organismos para simular outros seres vivos e realizar um jogo de sedução com seus futuros alimentos. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: