Topo

Óleo de cártamo: Entenda o que é e confira os principais benefícios

Comente

Existem diversos óleos que fazem parte do dia a dia da alimentação das pessoas, sendo que alguns oferecem benefícios muito interessantes para a saúde do nosso organismo. Um daqueles que não costuma ser muito utilizado mas que tem ganhado fama com o passar do tempo é o Óleo de cártamo, que basicamente é aquele que é extraído diretamente da planta de mesmo nome. 

Trata-se de uma fonte de ômega 6 muito interessante para ser utilizada como um complemento para a saúde, uma vez que este item não é produzido de forma natural pelo corpo humano. Além disso, ele também conta com uma grande quantidade de ômega 9, que ajuda muito na função cerebral, no crescimento e também no desenvolvimento do corpo como um todo. 

Uma outra característica muito interessante deste tipo de óleo é que ele conta com uma grande quantidade de vitamina E. No corpo, este tipo de vitamina acaba tendo a principal função de agir como um antioxidante. O fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, o que é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.

Veja também:

Em relação as propriedades do óleo de cártamo, 9 gramas do produto conta com cerca de 80 calorias, 9 gramas de gorduras totais, 0.55 grama de gorduras saturadas, 6.7 gramas de gorduras poli-insaturadas, 1.29 gramas de gorduras monoinsaturadas, 3.07 miligramas de vitamina E e 0,6 microgramas de vitamina K. 

Em relação ao ômega 6, essa quantidade de óleo de cártamo, quando ingerido no dia a dia, pode contar cerca de 70% das quantidades ideais do organismo.

Confira alguns dos principais benefícios do óleo de cártamo para a saúde das pessoas:

Óleo de cártamo: Entenda o que é e confira os principais benefícios

Ajuda no controle do colesterol do organismo

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition afirmou que o óleo de cártamo suplementado por outo semanas acaba tendo a capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL) de 12 a 20% e níveis de apolipoproteina B-100 de 21 a 24%. Essa acaba sendo uma redução muito significativa e importante, especialmente para aquelas pessoas que já possuem algum tipo de propensão a ter o colesterol um pouco mais elevado do que deveria. 

Também controle os triglicérides

O óleo de cártamo também pode se tornar muito interessante para as pessoas que possuem os índices de triglicérides no seu organismo. Quando eles estão elevados, as pessoas também podem acabar sofrendo com uma série de doenças, como problemas do coração. A pesquisa publicada no mesmo jornal afirma que foi feita uma análise com trinta e cinco mulheres participantes e aponta que o consumo do alimento de fato consegue reduzir de uma forma significativa os triglicérides.

Previne o envelhecimento

Este óleo de cártamo conta com uma boa quantidade de vitamina E quando comparado com outros alimentos. E uma das principais funções dele no organismo é a ação antioxidante, que conta com uma série de benefícios, inclusive ajuda a prevenir o envelhecimento das células e da pele como um todo. Por isso, as pessoas realmente podem tornar o processo de envelhecimento um pouco mais lento, o que ajuda também a reduzir a morte das células. Vale ressaltar que os radicais livres, que são combatidos justamente pela Vitamina E, também acabam sendo responsáveis pelo surgimento de algumas doenças.

Ajuda a perder peso

Algo que precisa ser feito para controlar o peso no dia a dia é controlar a ansiedade e o fato de que muitas pessoas comem o tempo inteiro, mesmo quando não estão com fome. Com isso, as pessoas vão acumulando gorduras que são desnecessárias e que dificilmente acabam sendo controladas. Por isso, consumir alimentos que ajudem em manter um nível elevado de saciedade é importante. O óleo de cártamo pode ser interessante neste aspecto, pois sua ação faz com que exista um retardo no esvaziamento gástrico. Com isso, as pessoas não sentem fome por mais tempo, ainda mais quando consegue manter uma dieta que tenha uma quantidade maior de fibras. 

Um outro benefício que o óleo de cártamo também traz, de acordo com estudos e pesquisas mais recentes, é o fato dele conseguir contribuir de uma forma muito interessante para queima de gordura abdominal. De acordo com a opinião de especialistas que pesquisam melhor as propriedades deste óleo, essa queima se dá principalmente devido ao ômega 6 que está presente no óleo. Este ácido funciona, no corpo das pessoas, como um catalisador para queima de gordura marrom, que tem a função de gerar calor para os órgãos vitais. Quando ele é queimado, o corpo passa a buscar outro tipo de gordura para queimar, indo para aquela que fica na região da barriga, cintura e quadril.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: