Topo

Saiba o que NÃO fazer para manter o seu computador funcionando

Comente

Com o passar dos anos os computadores acabaram ganhando muito em relação a tecnologia e também a robustez. De fato, se tornou muito mais complicado ver uma máquina que estraga apenas por erros de configuração, como acontecia há cerca de 15 anos atrás. Mas, por outro lado, as máquinas acabaram se tornando mais abertas ao mundo, já que estão sempre conectadas na internet. 

Além disso, algumas coisas ainda exigem algum tipo de cuidado com os computadores, basicamente pelas características do seu funcionamento. Por exemplo, os usuários devem evitar tirar a máquina da tomada com ele ligado, pois ele pode perder dados importantes que estão salvos apenas na memória RAM, que é a mais volátil. 

Confira o que nunca deve ser feito para manter a saúde do seu PC

Saiba o que NÃO fazer para manter o seu computador funcionando

Overclock

Este é um tipo de procedimento que, durante muitos anos, era restrito apenas para as pessoas que realmente entendiam de computadores, eletrônica ou sistemas de um modo geral. Mas, nos últimos anos, com uma avalanche de tutoriais sobre tudo na internet, acabou se tonando mais comum que qualquer pessoa tentasse acelerar o funcionamento de determinadas partes do software para melhorar o desempenho da máquina. Geralmente isso é feito com sobrealimentação de energia de peças do PC, como a processador ou a Placa de Vídeo. Mas, quando não feito da maneira adequada, isso pode reduzir drasticamente a vida útil de determinados componentes do computador. 

Instalações duvidosas

Veja também:

Os smartphones costumam ser um pouco mais restritivos em relação a instalação de novos aplicativos. Geralmente as pessoas podem fazer instalações, por definição padrão, apenas daqueles apps que estão disponíveis na loja oficial, que geralmente passam por uma série de verificações de segurança. No computador é mais fácil instalar qualquer tipo de software, e isso pode se tornar um grande perigo, pois eles podem esconder arquivos maliciosos que podem até mesmo tomar o controle da máquina. Por isso, é fundamental que as pessoas instalem softwares apenas de fontes confiáveis e verificadas. Além disso, também é importante manter sempre um bom sistema de antivírus instalado. 

Derrubar a máquina 

Pode ser um tanto quanto óbvio, mas nunca é demais lembrar que os computadores são máquinas frágeis contra impactos. Com o PC isso não costuma acontecer com frequência, sendo mais comum com os notebooks. Mas mesmo uma máquina de mesa pode acabar sofrendo quedas do local onde ele fica ou sofrer qualquer tipo de impacto (sim, estamos falando com você, gamer, que costuma descontar o péssimo desempenho nos joguinhos com chutes contra o gabinete). 

Ter uma fonte de energia de baixa capacidade

Outro comportamento que se tornou muito comum hoje em dia entre as pessoas que buscam comprar um PC novo é montar ele com as características que mais lhe chamam a atenção. Nestes casos, as pessoas compram o gabinete e todos os seus componentes. Mas é importante saber se todos os componentes que estão sendo adquiridos conversam entre si. E um dos mais importantes é a fonte de energia. As que possuem menos capacidade são mais baratas, mas isso significa que elas podem simplesmente não conseguir entregar toda a energia que a máquina e os seus componentes precisam. Dependendo da situação, cortes de fornecimento de energia ao disco rígido podem causar o corrompimento de informações e perda de arquivos.

Não atualizar o sistema operacional

Sabemos que o processo de atualização do sistema operacional e dos programas pode realmente ser chato e atrapalhar a rotina dos usuários. Mas eles são muito importantes. Hoje em dia o Windows, que é o sistema mais utilizado nos dias de hoje, está muito mais inteligente, oferecendo diferentes possibilidades para atualizar em momentos que as pessoas não estão utilizando a máquina, por exemplo. Essas configurações podem ser encontradas facilmente e precisam se manter ativas. Manter um sistema atualizado é muito importante para diminuir drasticamente a quantidade de vírus e outros tipos de arquivos maliciosos longe da sua máquina. 

Não desligar corretamente a máquina

Todos os sistemas operacionais utilizados pelos computadores possuem um comando para desligar o computador. No caso do notebook, geralmente ele só desliga dessa forma, ou então forçando o botão de Power. Mas um PC de mesa pode ser desligado simplesmente puxando ele da tomada. Mas o sistema operacional precisa encerrar uma série de recursos antes de cortar completamente a energia da máquina, até mesmo para garantir que todos os dados dos usuários estejam devidamente salvos e seguros. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: