Topo

Conheça alguns animais reais que deram origem a lendas urbanas

Comente

A capacidade de criar histórias acompanha a humanidade há milhares de anos. Muitos pesquisadores ainda tentam entender todos os mistérios do funcionamento do cérebro. Mas, de certa forma, este é considerado como um tipo de mecanismo criado pela mente humana com o objetivo de preencher os espaços do que não pode ser entendido ou compreendido pelas pessoas naquele momento. 

Por conta disso, surgiram as mais variadas histórias. E muitas delas acabaram criando monstros que passaram a povoar o imaginário e se tornaram até mesmo lendas urbanas modernas. Hoje em dia, diversos pesquisadores acreditam que boa parte dessas histórias acabaram surgindo a partir do contato dos humanos com alguns animais da natureza. 

Confira a história de alguns destes animais que acabaram dando origem a uma série de histórias fantásticas. 

Enguia Gigante 

Conheça alguns animais reais que deram origem a lendas urbanas

A enguia é um animal que, por si só, já é capaz de gerar medo nas pessoas. Afinal de contas, quem gostaria de se deparar com uma cobra marítima gigante que ainda tem a capacidade de ferir outros seres apenas com o toque? Mas parece que este animal foi o responsável por dar origem a um dos monstros mais conhecidos de todos os tempos, o Monstro do Lago Ness. 

Veja também:

A história começou a circular a partir de uma foto que se tornou famosa: a da sombra de um ser que parecia ter um longo pescoço e que podia ser encontrado no lago. Mas, de acordo com artigo publicado pela BBC, cientistas da Nova Zelândia analisaram amostras de DNA da água do lago e descartaram a existência de animais que pudessem ser confundidos com o monstro. O que muitos pesquisadores acabaram encontrando foi uma grande quantidade de DNA de enguias. 

Peixe-boi

Uma das lendas mais comuns que está relacionada com o mar é o das sereias. Os pesquisadores não sabem ao certo quando essas histórias começaram a surgir, mas tudo indica que foram os piratas que relatavam que seres fantásticos, metade mulheres e metade peixes, que encantavam os homens apenas com a sua voz.

Mas pesquisadores que se debruçaram sobre diversas histórias sobre o aparecimento deste tipo de monstro acreditam que muitas dessas manifestações foram atribuídas a dois mamíferos marinhos: os peixes-bois e os dugongos. Estes animais de grande porte são da ordem Sirenia e suas semelhanças com as sereias se devem ao fato de possuírem caudas como elas.

Coruja

Existem histórias de um ser que podem ser considerados sobrenaturais ou alienígenas e que são chamados de Mothman. Existem relatos de que elas foram avistas em pelo menos duas cidades norte-americanas: Charleston e Point Pleasant, entre os anos de 1966 e 1967. Ela é retratada como uma mistura de um homem com uma mariposa e sua aparição estaria associada a um mau presságio.

Mas muitos dos relatos batem com o aparecimento de uma grande quantidade de corujas-das-torres. Este é um ser que pode ser encontrado em diversos locais ao redor do mundo, menos na Antártica. Trata-se de aves grandes com olhos avantajados e brilhantes e que possuem hábitos noturnos, muitas vezes se fixando em locais abandonados. Muito provavelmente um animal destes, com um tamanho um pouco maior do que o de costume, possa ter dado origem as histórias. 

Cobra

Uma outra história relativamente comum em algumas regiões da Mongólia é o do surgimento de uma criatura assustadora, com a aparência de um verme gigante, mas com uma coloração avermelhada, o que deixa ela ainda mais bizarra. Apesar de muitas pessoas jurarem de pés juntos que já vira ela de perto, a sua existência nunca foi comprovada. Acredita-se que o animal habita o subsolo do Deserto de Gobi e que ela teria a capacidade de cuspir veneno ou criar descargas elétricas ao seu redor. 

Mas, ao longo da história, foram feitas diversas investigações sobre o tema, para que tentar encontrar algum vestígio deste ser. Tudo o que os cientistas encontraram foi uma cobra Eryx miliaris, que é considerada uma serpente nativa da região. 

Lulas Gigantes

Essa é uma outra história que envolve um monstro que surge no oceano. Aliás, boa parte dessas histórias acabam tendo como origem o mundo submarino, já que ele possui também alguns dos animais mais estranhos do planeta e ainda é considerado muito pouco explorado pela humanidade. E um dos monstros mais famosos dos mares é o Kraken, que faz parte do folclore nórdico mas que acabou sendo adaptado para as mais diversas histórias. 

O kraken é retratado como um grande monstro que possui diversos tentáculos e que seria o responsável por destruir embarcações. Mas toda a sua descrição batia com a dos polvos e lulas. O mais provável é que realmente as histórias tenha surgido do relato do encontro com lulas gigantes, que podem ter diversos metros de comprimento. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: