Topo

4 curiosidades sobre o vinho que você provavelmente não conhecia

Uma das bebidas mais apreciadas do mundo esconde algumas curiosidades que poucas pessoas sabem. Conheça mais sobre o vinho
Publicidade
Comente

Se você gosta de apreciar um bom vinho ou um champanhe em comemorações, já deve ter percebido algumas diferenças entre os tipos de garrafas e rolhas, certo? Pois bem, na prática alguns detalhes são para marketing e logística, mas outros possuem uma lógica por trás, que ajuda manter o produto bom ao paladar. Conheça a seguir algumas curiosidades sobre as garrafas de bebidas ao redor do mundo.

Fatos curiosos que você provavelmente não conhece sobre o vinho

4 curiosidades sobre o vinho que você provavelmente não conhecia

A cor da garrafa

Você sabia que a cor da garrafa é usada como proteção para bebida? Por exemplo, vinho tinto é sempre vendido em garrafas verdes, enquanto cervejas normalmente em garrafas escuras. isso é usado para proteger a bebida da exposição solar. Lembrando que alguns vinhos tintos precisam amadurecer dentro das garrafas, por isso é importante esse tipo de cuidado.

Como dito antes, a cor da garrafa também é uma forma de marketing. A verde é a mais conhecida atualmente, mas não é a única. Prova disso é que alguns vinhos alemãs são comercializados em garrafas marrons. Outro exemplo é que nos anos 1980 foram comercializados os "liebfraumilch", vinhos brancos alemães em garrafa azul bem chamativa.

Publicidade

No caso de vinhos brancos e rosés, o mais comum é que sejam oferecidos em garrafas transparentes para que o produto seja exibido, e como eles devem ser consumidos ainda jovens, não tem risco de ficarem expostos ao sol.

Tipo de garrafa

Normalmente cada região produtora possui sua garrafa especial. O formato da garrafa pode variar, por exemplo, de acordo com a região ou com o tipo de bebida. O que ilustra isso é que os vinhos italianos Barolo possuem uma regulamentação especial que define todos os detalhes do tamanho e forma da embalagem.

Já as garrafas de vinho da Alsácia são mais alongadas que as garrafas comuns de vinho. Alguns Chiantis italianos ainda são comercializados em garrafas bojudas e parcialmente revestidas com palha.

O motivo do "buraco" no fundo da garrafa

Publicidade

Não é um defeito de fabricação, esse “buraco” no fundo da garrafa tem um motivo. Saiba que no caso dos espumantes, o "buraco" é usado para aumentar a resistência da garrafa, dessa forma ela suportará melhor a pressão da bebida.

Já em bebidas que não são gaseificadas, a estrutura curva ajuda no transporte em longas distâncias, facilitando na hora de empilhá-las. Algumas pessoas acreditam que o calombo também ajuda na hora de servir a bebida, já que é possível apoiar o polegar na depressão segurando melhor a garrafa.

A rolha

Veja também:

Existe uma leve diferença entre a rolha de champanhe e a convencional. As garrafas de espumante pelo método champenoise, são uma pequena panela de pressão. Isso porque, para aguentarem sem explodir durante a fermentação, essas garrafas são feitas com um vidro mais grosso do que as garrafas de vinho convencionais.

O verdadeiro motivo para que a rolha tenha um formato de um cogumelo, é pela absorção do dióxido de carbono, ou seja, teoricamente, a rolha do espumante é cilíndrica como a de todos os outros vinhos, mas a pressão acaba moldando-a no pescoço da garrafa, dando a ela seu formato característico.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: