Topo

Entenda os rótulos e veja como escolher melhor o seu vinho

Comente

Para quem não conhece nada de vinhos, ir ao supermercado ou uma loja especializada para comprar uma garrafa pode ser algo muito complicado, afinal há uma infinidade de marcas e tipos de vinho que deixa qualquer leigo confuso.

Diante disso, se arriscar em comprar qualquer um pode até dar certo, mas você também pode levar pra casa um vinho ruim com um valor ainda pior. Para te ajudar a entender um pouco sobre essa bebida maravilhosa, portanto, veja a seguir como entender o básico dos rótulos e escolher um vinho que agrade seu paladar.

Aprenda ler os rótulos e veja o tipo de vinho ideal

Entenda os rótulos e veja como escolher melhor o seu vinho

Atenção aos vinhos de mesa

No início, tentar entender os rótulos pode causar certa confusão, mas a verdade é que as informações denotam apenas sobre o tipo de uva que foi usado no preparo do vinho.

Veja também:

Vinhos finos normalmente são preparados com as uvas do tipo Vitis vinifera europeias, próprias para a fabricação da bebida. Por outro lado, os vinhos de mesa, que são encontrados facilmente em supermercados, são os tipos usados para consumo ou para fazer suco de uva ou frutas secas. Isso significa que a qualidade de degustação de um não é a mesma da outra.

Vinho suave pode conter açúcar

Quando o rótulo da bebida traz o termo "suave", quer dizer que a bebida possui uma grande quantidade de açúcar, podendo ser em resultado da fermentação interrompida antes da hora ou mesmo da adição deliberada à bebida, dependendo do tipo de uva.

Com o vinho de mesa, o açúcar de cana é adicionado ao produto em alguns casos. Já no caso de vinhos finos, produzidos com uvas europeias, o açúcar presente na bebida é natural da própria uva, aquele que não foi transformado em álcool durante o processo de fermentação.

"Contém sulfitos"

Ao ler o rótulo de determinados vinhos, é possível se deparar com a expressão "contém sulfitos", mas isso não deve ser motivos para preocupação, essa substância também é conhecida como anidro sulfuroso ou dióxido de enxofre, ou ainda pelo código INS220.

Ele é um composto usado para impedir a proliferação de micro-organismos e bactérias na bebida, usado também para impedir que haja a oxidação precoce. Os vinhos que são produzidos com cultura orgânica ou biodinâmica possuem um teor baixo de sulfitos.

"D.O.C."

Para não errar mais a respeito da qualidade do vinho, sempre que for comprar, procure no rótulo as siglas das legislações vinícolas, D.O.C., ou "Denominação de Origem Controlada". Em vinhos franceses as siglas podem ser A.O.C. e D.O. em vinhos espanhois. Essas siglas irão te garantir que o vinho que está comprando passou por uma certificação que garante sua procedência e o método de produção.

Para poder colocar as siglas no rótulo, a vinícola tem que cumprir parâmetros quanto aos tipos de uva permitidos para a produção do vinho e a denominação geográfica de área. Para um vinho ser chamado de "champanhe", por exemplo, ele precisa ser produzido na região francesa de Champagne, caso contrário é apenas um espumante.

O transporte afeta a qualidade

As informações do rótulo na parte de trás da garrafa também devem ser levadas em consideração na hora de comprar o vinho, o que inclui, por exemplo, o local de produção da bebida. Isso é importante porque algumas vezes o vinho pode ser produzido em um local, mas engarrafado em outro, com isso o transporte pode afetar a qualidade da bebida.

Evite luz forte na garrafa

Na hora da compra fique atento também ao estado de conservação do vinho, evitando comprar garrafas que ficaram expostas à luz forte, por exemplo na vitrine. Evite também os que ficam próximos a fontes de calor. E se a garrafa possuir rolha de cortiça, o ideal é escolher uma garrafa que esteja guardada na horizontal, o que ajuda a manter o oxigênio do lado de fora da garrafa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: