Topo

7 tipos de chás e a melhor hora do dia para tomar cada um deles

Comente

Muita gente recorre aos chás na hora de relaxar, acalmar os ânimos, melhorar a digestão ou até mesmo aquecer o corpo. Mas além do sabor de cada chá, saiba que esse tipo de bebida também pode trazer muitos outros benefícios ao corpo, tanto por aumentar o consumo de líquidos, quanto por possuir na maioria das vezes um baixo índice de calorias quando consumidos sem adição de leite e/ou açúcar.

O que nem todos sabem, porém, é que o melhor horário para consumo de cada chá pode variar de acordo com o tipo escolhido. Veja a seguir alguns exemplos que podem ajudar seu corpo e o momento ideal para consumi-los ao longo do dia.

Tipos de chá para cada hora do dia

7 tipos de chás e a melhor hora do dia para tomar cada um deles

Chá indicado pela manhã

O chá verde tende a funcionar melhor se tomado no café da manhã. Isso porque a cafeína presente no chá pode ajudar a começar bem o dia. Esse chá pode ser combinado com outros sabores como frutas vermelhas, hortelã ou mesmo laranja. Além do mais, o chá verde também é conhecido por sua ação termogênica, que facilita a queima de gordura.

Chá de limão

Veja também:

O chá da casca do limão é mais ácido, podendo irritar o estômago de alguém que tenha algum tipo de sensibilidade, por isso o ideal é que seja consumido com algum outro alimento para evitar desconforto.

Chá indicado para tomar pela tarde

O chá preto é indicado para ser consumido no período da tarde, uma vez que dá mais disposição ao corpo. Isso porque ele possui a combinação do aminoácido teanina com cafeína, promovendo a sensação de alerta e atenção. Esse chá também é indicado para ser consumido após o almoço, quando acaba ajudando na digestão, uma vez que aumenta a produção de ácidos digestivos.

Chá de gengibre

O gengibre também é conhecido por sua ação termogênica, ou seja, o organismo usa mais energia para digeri-lo do que a utilizada em outros alimentos, acelerando o metabolismo e queima de calorias. Se o chá de gengibre for consumido sem leite e açúcar, ele praticamente não apresenta calorias, podendo ajudar com o controle de peso.

Chá de maçã

Outro chá indicado para ser consumido no período da tarde é o chá de maçã, que além de possuir um sabor suave ainda possui um sabor mais doce, podendo ser um substituto para sobremesa após a refeição, por exemplo.

Chá indicado para tomar pela noite

O chá de camomila é indicado para ser consumido à noite, por possuir ação calmante, sendo uma ótima opção para quem deseja um sono tranquilo. O chá de camomila é feito com as folhas e flores da camomila, uma planta herbácea e aromática. Ele ainda possui óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ajudar pessoas ansiosas que têm cólicas e inchaço, sendo boa opção para a pele.

Chás que podem ser consumidos ao longo do dia

Tipos de chá para consumir ao  longo do dia

Vale dizer aqui que, salvo em casos específicos (como em uma eventual recomendação médica), não há qualquer tipo veto ao consumo de chás em horários que fogem aos mencionados.

Exemplo disso, é que o chá de camomila, por não possuir cafeína, proporciona relaxamento, e pode ser consumido durante todo o dia sem problemas e não apenas no período da noite.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: