Topo

Aprenda escolher a taça ideal para o seu vinho com dicas simples e práticas

Comente

Você já deve ter percebido que os degustadores de vinho trocam de taça de acordo com o tipo de vinho, certo? Pois bem, isso não se trata de um exagero ou frescura, na verdade o tipo de taça realmente faz a diferença na degustação, ou seja, se você deseja dar uma festa mais requintada, saiba desde já que vale a pena investir no tipo de taça certo.

De acordo com especialistas, em vez de investir em vários copos, o recomendado é fazer um investimento em boas taças de cristal e não de vidro comum. Isso porque a fineza do cristal ajuda a pessoa apreciar melhor a sensação da bebida nos lábios. Agora que você já sabe o principal, é hora de conferir algumas dicas de como escolher suas taças de vinho. Veja!

Aprenda escolher a taça certa para o vinho

Taça Bordeaux

Taça certa para o vinho bordeaux

Esse tipo de taça possui um bojo grande e bordas mais fechadas, ela foi criada para que se pudesse apreciar as características do vinho tinto produzido com esse tipo de uva, como Cabernet Sauvignon e Merlot.

Veja também:

Por causa do formado da taça, ela impulsiona a bebida pra a ponta da língua. Se está iniciando sua coleção de taça, o ideal é começar por essa, pois com ela poderá apreciar tranquilamente um Malbec ou um Syrah.

Taça Borgonha

Taça certa para o vinho borgonha

A taça Borgonha foi projetada para que o vinho vá direto para o meio da língua, de modo que assim seja possível notar melhor as notas maduras de vinhos mais complexos, como por exemplo, o Pinot Noir, Barolo ou Rioja.

Por possui um bojo maior, no formato de balão, esse tipo de taça traz mais contato da bebida com o ar, ampliando assim os seus aromas

Taça para vinho branco

Taça certa para o vinho branco

A taça para vinhos brancos faz com que o líquido seja direcionado para as laterais da língua, sendo nessa região que se nota a acidez característica da bebida. A estrutura da taça também mostra detalhes que ajudam a apreciar melhor o vinho.

O bojo desse tipo de taça é menor para manter o líquido em temperatura constante, deixando a bebida mais fresca. Ela também possui a haste maior que a das taças de vinho tinto, mantendo as mãos longe do bojo e evitando que a bebida se aqueça.

Taças flûte

Taça certa para o vinho  flûte

A primeira coisa que você tem que saber é que existem dois tipos de taça para champanhes, cavas e outros tipos de espumantes. A primeira e mais conhecida do público é a flûte, ela é mais comprida e fina, sendo desenhada assim para manter todas as bolhinhas, características da bebida. O outro tipo é o Vintagem, mostrado a seguir.

Taças vintage

Taça certa para o vinho vintage

Esse outro tipo de taça é mais associado aos espumantes e conhecida como vintage ou coupe, muito associada a festas refinadas. Esse tipo de taça é mais bojuda e larga, por isso concentra melhor os sabores da bebida. O detalhe, porém, é que ela não segura por muito tempo o "perlage" ou seja, as bolinhas do espumante.

Taça de vinho do Porto

Taça certa para o vinho do porto

Vinhos fortificados, como os do Porto e xerez, são servidos em taças bem pequenas. O design empurra a bebida para a ponta da língua, onde dá para sentir a doçura característica deste tipo de bebida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: