Topo

Proteja-se contra o mosquito da dengue - veja dicas

Comente

Um dos principais problemas de saúde pública da atualidade está relacionado à existência do mosquito Aedes aegypti. Estamos falando aqui, naturalmente, da Dengue.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, entre os meses de janeiro e novembro desse ano, mais de 1,5 milhão de casos de dengue foram registrados, o que representa um aumento de 176% em relação ao mesmo período em 2014, quando foram registrados 555,4 mil novos casos da doença.

A melhor forma de combater o problema, ainda é impedindo que o mosquito reproduza, e seguindo as dicas de profissionais, apresentamos a seguir uma importante lista de medidas a serem tomadas por cada membro da população ao redor do país.

Dicas para combater a Dengue

Como se proteger do mosquito da dengue

Evite acumulo de água

Embora essa dica já tenha sido amplamente divulgada nos meios de comunicação, é sempre bom relembrá-la. Para evitar a proliferação do mosquito, é importante não deixar água parada, pois é lá que o Aedes Aegypti coloca seus ovos.

Dito isso, cabe a cada um evitar água parada em pneus velhos, garrafas, e poças de água no quintal. E ninguém deve esquecer também de ficar atento à água do bichinho de estimação, ela deve ser trocada regularmente e as caixas d’água e cisternas devem ficar sempre fechadas.

Leia também:

Use repelente

Usar repelente em viagens ou em locais que tenham muitos mosquitos também é uma ótima maneira de evitar a Dengue.

Vale dizer que nesse caso o melhor usar o produto industrializado, pois de acordo com uma pesquisa feita pela Unesp, os repelentes caseiros, como de andiroba, cravo-da-índia, citronela, óleo de soja, entre outros, não são fortes o bastante para manter os mosquitos longe por muito tempo.

Use desinfetantes nos ralos

Os mosquitos da Dengue dificilmente se proliferam em ralos como os de banheiro e da pia, mas isso pode acontecer com aqueles que ficam com um pouco de água parada em seu interior. Por isso, além de mantê-los fechados é importante higienizá-lo regularmente e se possível usar uma tela de proteção para minimizar os riscos.

Limpar as calhas

De acordo com pesquisas realizadas, os grandes reservatórios como caixa d’água são os que mais produzem dengue, mas as larvas do mosquito ainda pode, ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Por isso é bom evitar água parada até mesmo em calhas e canos.

Telas em janelas

Colocar telas em janelas e portas pode ser uma proteção para sua família, mas é bom ficar atento para para saber se o criadouro do mosquito não está dentro de casa.

Lagos caseiros e aquários

Da mesma forma que piscinas, lagos caseiros e aquários podem funcionar como foco de dengue. Apesar disso, o cuidado maior deve ser com a piscina, uma vez que a água não é trocada regularmente. A dica nesse caso é usar uma tela para cobrir a piscina enquanto ela não estiver em uso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: