Topo

Dicas simples e práticas para minimizar o estresse do final do ano

4.00 / 5 - 1
Comente

Aproveitar as festividades de fim de ano ao lado de amigos e familiares é sem sombra de dúvida algo interessante, mas, cá entre nós, esse mesmo fim de ano que traz férias, festas e aconchego com a família, também costuma trazer consigo uma grande carga de estresse, não é verdade?

O acúmulo de trabalho na reta final do ano, por exemplo, é um dos motivos que levam a esse estresse, mas somado a isso há também enorme filas em estacionamentos de mercados e shoppings, congestionamentos, filas para comprar presentes, e uma série de outros pequenos incômodos.

Não é por acaso que um levantamento da Isma-Br (Internacional Stress Management Association – Brasil), uma associação que estuda o estresse, mostrou que cerca de 80% das pessoas entrevistadas experimentaram um aumento na carga de estresse durante o mês de dezembro.

Pra piorar a situação, o estresse acumulado pode resultar em um curto prazo, problemas de saúde como dores de cabeça e no corpo, aumento da pressão arterial, angústia, taquicardia, dentre outros.

Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista com algumas dicas úteis para quem quer minimizar os riscos de estresse nesse período festivo de fim de ano. Veja!

Veja como amenizar o estresse no fim de ano

Como evitar o estresse no fim de ano

Realidade

A primeira coisa que você tem que ter em mente nesse fim de ano é que ser realista com as suas expectativas ajuda a evitar estresse. Nesse caso a dica é procurar fazer uma lista de tarefas pendentes do ano e então estudar uma forma de administrar melhor o tempo para efetuá-las.

Prioridades

Saber o que é prioridade também é algo muito importante pra evitar o estresse. Depois de fazer sua lista prioritária, analise e veja se ela possui mais tarefas do que tempo livre, se isso acontecer é bom rever novamente as prioridades e manter o foco.

Veja o que não é urgente e que pode ser feito no próximo ano, as frustrações por não conseguir realizar todas as tarefas da lista em pouco tempo pode gerar um estresse ainda maior, por isso só coloque na lista o que realmente precisar ser feito ainda esse ano.

Leia também:

Relaxe

Parece óbvio, mas em meio a correria do final de ano muita gente esquece da importância de relaxar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas Tech, EUA, pessoas que realizam técnicas de relaxamento e controle mental, tais como o yoga e meditação conseguem controlar melhor o estresse.

Pacientes que aderiram a esse tipo de técnica conseguiram melhores resultados em tratamentos exaustivos. Não se preocupe, pois esse tipo de prática não requer horas de seu dia, apenas duas vezes por dia no período de vinte minutos é o suficiente para manter o estresse sob controle.

Aprender a delegar

Algumas pessoas não tem o hábito de delegar tarefas e isso acaba as sobrecarregando por tentare fazer tudo sozinhas. Procure praticar o desapego e não hesite em pedir ajuda para amigos, familiares e colegas de trabalho.

Se sua preocupação é a festa, procure envolver as crianças na hora de decoração da casa, isso além de manter os pequenos envolvidos com os preparativos, ajuda a otimizar o tempo. Outra dica é pedir ajuda aos parentes para o preparativo da ceia, se cada um fizer um prato não será cansativo para ninguém e todos aproveitaram a festa.

Se planeje

Um dos maiores causadores de estresse no fim de ano é o dinheiro, com festas, presentes e contas para pagar é difícil não estressar quando se tem um baixo orçamento. Para evitar esse tipo de estresse, a dica é se programar antes de fazer qualquer tipo de compromisso, sem esquecer de tirar da equação aquilo que é fútil.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: