Topo

Os sintomas da infecção urinária podem ser amenizados - Veja dicas

Comente

São muitos os motivos que podem levar uma mulher a contrair uma infecção urinária, daí a importância dos cuidados constantes com a higiene íntima e prevenção.

Também conhecidas como infecções do trato urinário, essas infecções se apresentam geralmente em quatro formas diferentes, sendo elas a cistite que é infecção na bexiga, a uretrite que é a infecção na uretra, a pielonefrite que é a infecção nos rins e a infecção nos ureteres.

Em todos os casos, os sintomas relacionados ao problema tende a causar muito incômodo, especialmente ao urinar. Diante disso, é indispensável a procura por um médico para que o profissional possa receitar um tratamento.

Vale dizer, no entanto, que mesmo antes ou durante o tratamento os sintomas da infecção podem ser reduzidos se colocados em prática alguns conselhos básicos. Sabendo disso então, listamos a seguir algumas dicas nesse sentido.

Dicas para amenizar os sintomas da infecção urinária

Beba muita água

Beber muita água

A ingestão de água no dia a dia é importante em qualquer circunstância, mas quando se tem uma infecção urinária ela se torna ainda mais necessária.

Isso porque quanto maior for a quantidade de água ingerida maior será também o volume de urina, o que causará melhora nos sintomas do problema, uma vez que os resíduos prejudiciais vão sendo eliminados aos poucos com a urina.

Leia também:

Não fique segurando para ir ao banheiro

Não prender xixi

Com o consumo de água o corpo passa naturalmente a produzir a urina, consequentemente isso aumenta a vontade de ir ao banheiro. A dica aqui então é: não adie as idas ao banheiro, pois quanto mais tempo a urina ficar parada na bexiga, maior será o risco de piorar a infecção.

Consuma suco de cranberry

Beba sucos de cranberry

O cranberry é uma fruta original da América do Norte. Trata-se de um alimento bem ácido que pode ser consumido tanto como a fruta propriamente dita, quanto como suco. De acordo com estudos, o suco ou extrato dessa fruta diminui os riscos de infecção de urina.

Ainda não se sabe ao certo a forma com que a fruta age, mas pessoas que consomem a fruta têm menos infecções ou encaram sintomas mais leves. Vale dizer ainda que o alimento é rico em proantocianidina, substância que é de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E.

Consuma alimentos probióticos

Consuma probiótico

Os alimentos probióticos são os que possuem bactéria benéfica, como as que são encontradas em iogurte e leite fermentado, por exemplo. Essas bactérias ajudam a manter um equilíbrio de microrganismo no intestino e combatem as bactérias ruins que pode causar a infecção de urina.

Consuma mais vitamina C

Consuma vitamina c

Os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre a eficácia da vitamina C na prevenção ou diminuição dos sintomas da infecção urinária, em todo caso, sabe-se que ela ajuda a impedir o crescimento de bactérias.

A referida vitamina pode ser encontrada em laranjas, repolho, couve-flor, tomate, frutas vermelhas, kiwi, brócolis, espinafre, goiaba e grapefruit.

Vale dizer aqui, porém, que o consumo deve ser feito de forma moderada, pois em grande quantidade a vitamina C pode contribuir para o surgimento de cálculos renais, ou seja, as famosas pedras nos rins.

Evite alimentos que causam irritação

Evite alimentos que podem trazer irritação

Procure evitar os alimentos que possuem cafeína, a lista inclui refrigerantes, café e chocolate. Isso é importante porque a cafeína pode causar irritação na bexiga o que pode deixar os sintomas mais fortes. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois além de causar desidratação elas podem interferir no efeito dos antibióticos.

Use o calor para alívio da dor

Use compressa quente

Se estiver sentido dores decorrentes da infecção urinária, o que pode ajudar é fazer compressa com bolsa quente, uma vez que o calor no local pode agir como anti-inflamatório, reduzindo a dor e irritação da infecção.

Banho de assento

Tome banho de assento

Ainda não existe um consenso sobre a eficácia do banho de assento no tratamento da infecção urinária. Em todo caso, o procedimento ajuda na circulação e metabolismo, o que favorece o regulamento da temperatura corporal e traz alívio para dores.

Segundo especialista, o meio pode ainda que não comprovadamente, ser uma alternativa para o alívio de sintomas da infecção urinária. Apesar de tudo é preciso cuidado com a temperatura do banho de assento para evitar eventuais queimaduras.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: