Topo

Entenda os benefícios de 10 frutas ricas em vitaminas e nutrientes

Comente

Desde que o tema alimentação saudável começou a ganhar destaque, são poucas as pessoas que desconhecem a importância das frutas para quem deseja ter uma boa saúde, certo?

Apesar disso, porém, muita gente acaba ficando sem saber quais são os motivos pelos quais cada fruta oferece benefícios e o que é pior, quais nutrientes e vitaminas que elas possuem.

Diante deste cenário então, decidimos apresentar a seguir uma lista que mostra as propriedades de algumas frutas populares no Brasil e que podem ser de grande valia para a sua saúde.

Veja as vitaminas e nutrientes proporcionadas por 10 frutas

Banana

Banana

Comum na maior parte do Brasil, a banana é um alimento extremamente útil à prevenção e combate de cãibras, sendo ainda uma rica fonte de potássio, que por sua vez auxilia no controle da pressão arterial.

Além disso, a fruta possui também em abundância as vitaminas do complexo B e C, sendo, portanto um bom alimento para se ingerir entre as refeições. Não obstante, a banana possui ainda o triptofano, uma substância que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Leia também:

Melancia

Melancia

Agora aqui temos a fruta rica em betacaroteno e composta de uma grande quantidade de água, possuindo ainda as vitaminas do complexo A e B.

Pera

Pera

Não tão consumida quanto as duas primeiras dessa lista, a pera, segundo estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, pode contribuir com a redução de peso. Isso se deve ao fato de a fruta ser rica em fibras, água, vitaminas A e C, e ainda outras do complexo B.

Laranja

Laranja

Agora, embora seja muito famosa por possuir vitamina C, a laranja tem outros elementos interessantes entre suas propriedades. Ela é rica, por exemplo, em uma série de componentes anticancerígenos.

Para que se tenha uma ideia, pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. Dito isso, se consumidas regularmente – cerca de uma laranja ao dia ou um copo de suco – a tendência é que as laranjas ajudem a reduzir os riscos de câncer de pulmão e estômago.

Limão

Limão

Assim como a laranja, o limão também possui boa quantidade de vitamina C, mas esse não é o seu único mérito. De acordo com uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis, a fruta facilita o metabolismo das gorduras e reduz a síntese de colesterol e de triglicérides.

Não obstante, também possui propriedades antioxidantes e contem limonóides, substância potente no combate ao aparecimento de tumores.

Morango

Morango

O morango, a exemplo das demais frutas com coloração avermelhada, tem entre suas propriedades a catequina, um fitonutriente rico em antioxidantes.

Como se não bastasse, as chamadas “frutas vermelhas” – classe à qual o morango pertence – revelam-se também excelentes fontes de polifenóis, substância também encontrada nos vinhos e que de acordo com estudos científicos exerce uma proteção contra as doenças vasculares e cardiovasculares.

Abacaxi

Abacaxi

O abacaxi contém bromelina entre suas propriedades nutritivas, sendo, portanto, capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, o que auxilia na digestão de carnes, dentre outros alimentos ricos no nutriente.

Uva

Uva

E por último temos aqui a uva, que é rica em catequinas, um fitonutriente que possui antioxidante. Além disso, a fruta também é excelente fonte de polifenóis, substância que também exerce proteção contra doenças vasculares e cardiovasculares.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: