Topo

Exames de rotina que todo homem precisa fazer periodicamente

Comente

O tema saúde ao que parece costuma assustar mais homens que mulheres. Um dado que pode ilustrar isso, por exemplo, é o que foi divulgado há algum tempo pelo IBGE.

De acordo com o Instituto, os homens no Brasil vivem cerca de sete anos menos que as mulheres, além de sofrerem mais com doenças do coração, colesterol, diabetes e câncer. Em tese isso se deve ao fato de a ala masculina não dar a devida atenção à saúde, ao contrário da maioria das mulheres.

Sabendo disso, portanto, decidimos lembrar a seguir de alguns exames de rotina que são de suma importância mas que grande parte dos homens deixa de fazer. Confira!

Exames que muitos homens já deveriam ter feito nesse ano

Exames de rotina para os homens

Autoexame testicular

O autoexame testicular, como o nome sugere deve ser feito pelo homem em sua própria região escrotal. Ele pode ser feito até mesmo durante o banho e consiste em apalpar os testículos para verificar se há alguma alteração incomum na região. O conceito é o mesmo do autoexame de mama, feito pelas mulheres.

Com o autoexame o homem pode detectar eventuais alterações que caracterizam câncer de testículo e assim prevenir o avanço da doença. Como se trata de um autoexame, todos os homens podem realizá-lo todos os dias a partir dos quinze anos de idade.

Leia também:

Exame de sangue

Especialistas recomendam a realização de um exame de sangue pelo menos uma vez por ano a partir dos 20 anos de idade. Com ele é possível medir os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, além do ácido úrico, creatinina e até os níveis de testosterona em alguns casos.

Além disso, ele também ajuda a detectar doenças como gota, colesterol e triglicérides altos, hipogonadismo, entre outras.

Exame de urina

Com o exame de urina é possível detectar problemas nos rins, o que inclui o temido cálculo renal. Não obstante, a urina também ajuda a observar eventuais indícios de hemorragia e diabetes. Assim como no caso do exame de sangue, especialistas aconselham que o exame de urina seja feito anualmente a partir dos 20 anos de idade.

Exames cardiovasculares

Problemas relacionados à hipertensão infelizmente têm se tornado comuns entre homens, mas isso pode ser prevenido se tomado os devidos cuidados.

Com uma bateria de exames cardiovasculares, por exemplo é possível detectar doenças cardíacas como hipertensão e arritmia. Esse tipo de exame é recomendado a partir dos quarenta anos de idade e o urologista será o responsável por definir a periodicidade dos exames.

Colonoscopia

A colonoscopia é um procedimento feito com um tubo ótico, que filma e analisa ao mesmo tempo toda mucosa intestinal para ver se há alguma alteração ou ferida. Com esse exame é possível detectar câncer no reto e no intestino grosso, por exemplo.

Especialistas recomendam que a colonoscopia seja realizada periodicamente a partir dos 50 anos de idade e de cinco em cinco anos caso tudo esteja bem. Esse período pode ser reduzido para um intervalo de dois em dois anos no caso de o exame apontar alguma alteração, ou ser até menor mediante a solicitação do médico.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: