Topo

Dicas de cozinha pra você se sair bem no preparo da ceia de Natal

Comente

O Natal se aproxima, por isso quem está planejando receber amigos e parentes para a emblemática ceia já começa a se preocupar com os detalhes para a ocasião.

Nesse momento todo cuidado é importante e nenhuma ajuda é dispensável, sabendo disso, portanto, listamos a seguir algumas dicas de cozinha que são de grande utilidade pra quem espera fazer bonito frente aos convidados. Confira!

Dicas para o preparo da ceia de natal

Convidados

Ceia de Natal - Convidados

Antes de qualquer outra coisa é preciso saber o número de convidados para a ceia de natal. Agora, é claro que nem sempre é possível saber com exatidão quantas pessoas vão comparecer, mas é preciso ter um número aproximado de pessoas em mente, pois só assim é possível saber qual será a quantidade necessária de alimento.

Pratos e bebidas da festa

Ceia de Natal - Alimentos e Bebidas

Com o número de convidados em mãos, é hora de planejar o tipo de bebida e comida que será servida na festa, assim fica mais fácil preparar a lista de compras. Detalhes como horário que pretende cozinhar cada prato e quantidade de tempo disponível, são de suma importância para evitar equívocos no planejamento.

Lista de compras

Ceia de Natal - Lista de compras

Depois que decidir as bebidas e os pratos que serão servidos, é hora de preparar a lista de compras. Ela deve ser condizente com o planejado nos dois passos anteriores para evitar desperdícios. Dependendo a quantidade será possível negociar descontos com fornecedores atacadistas e distribuidoras de bebidas.

Leia também:

Decoração

Ceia de Natal - Decoração

O capricho na decoração é outro detalhe importante para traduzir o clima natalino no momento da ceia. Incluir alguns itens decorativos na lista pode ser válido.

Prepare uma lista de coisas a fazer para a véspera

Ceia de Natal - Lista de vespera

Com uma semana antes do natal faça uma lista das coisas que você precisará fazer na véspera ou no dia da recepção dos amigos. A lista será uma forma de não se esquecer de nada e fazer tudo de forma mais organizada. Inclua nessa lista afazeres como buscar bebidas, tempo de cozimento dos pratos, decoração, entre outros detalhes.

Sirva petiscos antes da ceia

Ceia de Natal - Petiscos

Nem todo mundo consegue chegar na hora certa para uma ceia, independente da ocasião sempre terá aqueles que atrasadinhos. Para deixar os convidados mais à vontade enquanto aguardam a ceia então, uma dica é servir drinks e petiscos.

Aproveite a festa

Ceia de Natal - A festa

E para que a ceia seja bem-sucedida no fim das contas, o mais importante é conseguir aproveitar a própria festa. Dito isso, é bom manter tudo bem organizado e dentro do cronograma para manter a tranquilidade no dia, ganhando tempo para ficar à vontade com os convidados, curtindo o momento com amigos e familiares.

Lembre-se sempre que a melhor anfitriã é aquela que consegue aproveitar a própria festa sem demonstrar que está preocupara com os detalhes, então, nada de afobação. No final tudo tende a ficar perfeito.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: