Topo

Medidas importantes para quem quer prevenir o câncer de próstata

5.00 / 5 - 2
Comente

O câncer de próstata é uma das doenças que mais tem assustado os homens nos últimos anos e para evitá-la ou conseguir um diagnostico precoce é de fundamental importância a visita ao urologista.

Essas visitas devem acontecer regularmente após os quarenta e cinco anos de idade nos casos de homens negros (ou sujeitos com histórico familiar) e após os cinquenta anos nos demais casos.

Além da visita ao médico, porém, especialistas consideram que existem algumas atitudes que podem ser fundamentais para quem quer evitar sofrer com o problema no futuro. A seguir você confere alguns exemplos.

Atitudes que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata

Como revenir o câncer de prostata

Manter ou perder peso

A Organização Mundial de Saúde já associou o excesso de peso com o câncer de próstata (entre outros tipos de câncer).

De acordo com pesquisadores de dois hospitais de Pequim, na China, com a ajuda de um levantamento feito com 3,5 milhões de pessoas, a massa corporal ajuda a prever o grau de mortalidade do problema. Quanto mais gordura uma pessoa tiver, maior será os riscos de o tumor ser mais agressivo.

Dormir bem

Dormir bem é outra atitude importante para prevenir o câncer de próstata. Isso porque o hormônio chamado melatonina, que ajuda a manter e regular o relógio biológico, é produzido durante a noite, principalmente em ambientes escuros e com a cabeça no travesseiro.

A carência desse hormônio faz com que todo corpo se desequilibre. De acordo com um trabalho realizado por universidades da Islândia e dos Estados Unidos, a ausência da substância pode estar relacionada a graves casos de tumores na próstata.

Leia também:

Perca o medo do urologista

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 50% dos homens brasileiros nunca visitaram um urologista. Esse é um dado assustador e que precisa ser revertido para o bem da saúde masculina.

Evite cigarro

De acordo com um artigo científico da Associação Europeia de Urologia, o tabagismo favorece o retorno do tumor em homens que se submeteram a operação da retirada do órgão. O índice de incidência de câncer chega a dobrar, quando o indivíduo é fumante.

Cuide dos hormônios

Nos últimos anos se tornou febre os procedimentos que visam a reposição hormonal. Isso se dá porque com o baixo nível de testosterona o sexo não vai bem e os músculos murcham, apesar disso, porém, é preciso cuidado.

O problema não é realizar a reposição hormonal mas sim fazer esse procedimento por conta própria, tomando a quantidade errada de hormônios e deixando de realizar o protocolo de exames necessário para diagnosticar possíveis chabus na próstata.

Prevenção

Entre os grandes aliados na detecção precoce de um câncer de próstata estão o exame de toque e o de contagem de PSA, a molécula que quando aumentada no sangue, aponta problemas na glândula.

É muito importante que os dois exames sejam realizados, pois com apenas um nem sempre se tem o diagnóstico correto. Em todo caso, é o médico quem recomendará o procedimento a ser adotado em cada situação.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: