Topo

Os sintomas da menopausa podem ser amenizados com uma alimentação adequada - Veja dicas

Comente

A menopausa é uma fase da vida da mulher na qual alguns sintomas desagradáveis tendem a surgir, a lista inclui irritabilidade, ondas de calor, ganho de peso, suores noturnos e até insônia, isso só pra citar alguns.

Essa fase da vida é caracterizada principalmente pela queda dos hormônios progesterona e estrogênio, um fenômeno que costuma acontecer quando a mulher tem entre 45 e os 55 anos de idade.

Todos esses sintomas podem fazer da menopausa o período mais difícil da vida da mulher tanto na área emocional quanto física, no entanto, isso não precisa ser exatamente assim sempre.

A verdade é que uma boa alimentação, dieta equilibrada e até alguns suplementos alimentares podem ajudar a aliviar os sintomas. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir uma lista que traz algumas importantes dicas nesse sentido. Confira!

Veja como afastar os sintomas da menopausa com uma dieta saudável

Soja

Soja

A soja é rica em isoflavona, um fitoquímico que diminui os sintomas da menopausa, sendo capaz de agir inclusive em favor dos hormônios sexuais. De modo geral as isoflavonas podem atuar como substitutas do estrogênio, contribuído na manutenção do equilíbrio hormonal.

Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, por exemplo. Essa seria quantidade diária mínima para a mulher que deseja minimizar os sintomas da menopausa, em todo caso, antes de adotar a dieta o nutricionista deve ser consultado.

Leia também:

Cálcio

Cálcio

Muitas mulheres sofrem com a diminuição da densidade mineral dos ossos, o que pode levar à osteoporose. Para evitar esse problema, a dica é consumir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e seus derivados, sardinhas, folhas de mostarda, brócolis e nabo.

Nesse caso é importante evitar consumir na mesma refeição alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio, a lista inclui café, chá preto e chá-mate.

Magnésio

Magnésio

Na fase da menopausa os alimentos ricos em magnésio também são essenciais. A deficiência desse mineral no organismo pode causar fadiga e carência de enzimas envolvida na produção de energia.

O magnésio pode ser encontrado em oleaginosas, tais como castanha, nozes e amêndoas. Outros alimentos que também possuem magnésio são os peixes como atum e salmão.

Sardinha e aveia

Sardinha

A sardinha e a aveia podem ajudar a reduzir a fadiga, pois são alimentos ricos em coenzima Q10, um antioxidante que está envolvido com o processo de produção energética no nosso organismo.

Com o passar dos anos essa substância tende a ser reduzida no organismo, pelo que, a suplementação se torna importante. Entre seus benefícios estão o aumento da energia, a redução da fadiga, a melhora do sistema imunológico e mudanças na textura da pele.

Diminuir o sódio para evitar inchaço

Sódio

Para eliminar o sódio da alimentação, não basta apenas diminuir o sal da comida, é importante também uma redução no consumo de produtos industrializados, enlatados e conservas.

A dica é preparar sempre o próprio molho de tomate em casa e se precisar consumir conservas como atum, palmito e sardinha, procurar sempre enxaguar o alimento antes de comer.

Chá branco contra acúmulo de gordura

Chá branco

O chá branco é mais rico em catequinas que o chá verde e a boa notícia é que a substância possui acentuado efeito antioxidante, o que acaba ajudando na potencialização do efeito hepático, eliminando as toxinas do organismo e normalizando a lipoproteína.

A ação antioxidante ainda aumenta o metabolismo basal, o que ajuda no controle do acúmulo da gordura visceral.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: