Topo

Alimentos naturais também podem prejudicar a saúde - Veja alguns casos

Comente

Muita gente já está entendendo que o custo/benefício dos alimentos industrializados na atualidade já não compensam quando o quesito saúde entra na equação. Por isso mesmo, é grande o número de pessoas que têm optado sempre que possível pelo consumo de alimentos naturais.

Ao contrário do que muitos, pensam, porém, nem todos os alimentos naturais podem ser consumidos de maneira excessiva, alguns deles, por exemplo, podem até deixar de oferecer benefícios e comprometer a saúde se ingeridos de maneira abusiva. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir alguns deles. Veja!

Alimentos que apesar de naturais, podem ser prejudiciais

Castanha do Pará

Castanha do Pará

A castanha do Pará pode ser um grande diferencial em uma alimentação saudável. Ela pode tanto ajudar na perda de peso, quanto auxiliar na prevenção doenças graves, como até mesmo o câncer, por exemplo.

Em todo caso, consumir mais de seis castanhas por dia pode ser algo prejudicial à saúde, pois, isso poderia levar o corpo a uma condição toxica chamada de selenose, que é motivada pelo fato de as castanhas possuírem 542 mcg de selênio, que é cerca de 774% da recomendação exigida pelos nutricionistas.

Os sintomas da selenose são descamação das unhas, distúrbio gastrointestinal, perda de cabelo, danos no sistema nervoso, mau hálito, náuseas, vômito, fadiga e dores abdominais.

Leia também:

Cogumelo

Cogumelo

Os cogumelos comestíveis existem, isso é um fato, mas ninguém deve sair por aí comendo qualquer um que aparece pela frente, ok? Os cogumelos mais conhecidos são os Champignons de Paris, Porcini, Portobello, Shimeji, Shitaki e Funghis Secchis, além de alguns outros.

Os comestíveis são ricos em vitaminas C e D e também possuem vitaminas do complexo B, além é claro de cálcio, sódio, iodo e potássio.

Apesar de tudo, porém, é preciso muito cuidado na hora de escolher a melhor qualidade pra ingerir, pois existem também mais de quatro mil espécies venenosas. O melhor é prestar sempre atenção no número de lote do produto e na origem do mesmo.

Carambola

Carambola

A carambola é uma fruta com característica adstringente e tanto sua casca quanto a fruta propriamente dita, podem ajudar na redução do colesterol, enquanto sua fibra dietética ajuda na melhor digestão dos alimentos.

O alimento ainda proporciona grandes benefícios no combate ao envelhecimento, funcionando muito bem para a saúde dos cabelos e da pele e ainda auxiliando no sistema imunológico.

Vale ressaltar, porém, que a carambola possui certa dose de ácido oxálica, que ajuda a aumentar os riscos de eventuais cálculos renais de cálcio. Por essa razão, o melhor a fazer é consumir o alimento com moderação, uma vez que a aparição de pedras nos rins pode ser uma das consequências do excesso.

Café

Café

O alimento pode causar danos a saúde quando consumido em excesso, dentre os malefícios está a possibilidade de causar estresse e ansiedade. Apesar disso, se consumido da maneira correta, o café pode até fazer bem à saúde. Especialistas afirmam que o ideal é não ultrapassar o teto de duas xícaras de café por dia.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: