Topo

Informações sobre a saúde que ainda podem causar controvérsias até entre especialistas

Comente

Ter uma boa saúde é sabidamente uma das coisas mais importantes nessa vida. O fato, porém, é que mesmo nos dias atuais ainda existem muitos mitos relacionados à saúde e que eventualmente podem deixar em dúvida até mesmo os profissionais da área.

São informações que de tão difundidas acabaram sendo vistas como verdades absolutas mas que à luz de alguns profissionais podem até ser encarados como mitos. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir alguns casos que podem se encaixar nesse contexto. Confira!

Informações comuns sobre a saúde que causam controvérsias

O sol pode não ser o vilão que todos pensam

Sol

De acordo com um artigo publicado no site Zenewsnetwork, não existe nenhuma evidência concreta de que a exposição ao sol possa por si só causar câncer.

Segundo informações, a luz solar pode até estimular o corpo a produzir vitamina D, que protege a pele desse tipo de doença e pode até ajudar a evitar a depressão.

Além disso, um cientista norte-americano descobriu que determinados protetores solares embora possam até prevenir queimaduras solares, não impedem os raios ultravioletas chegar à nossa pele.

Isso, porém, não significa que todo mundo deve sair por aí se expondo excessivamente ao sol, até porque precaução nunca é de mais. Em todo caso, o melhor mesmo é acompanhar sempre publicações científicas e orientações de especialistas.

Soja nem sempre é saudável

Soja

A soja é um alimento que pode fazer bem à saúde, desde que seja fermentada. O consumo de soja não fermentada pode causar danos cerebrais, pedras nos rins entre outros problemas de saúde, de acordo com alguns estudos.

A soja não fermentada está presente em sucos, iogurtes e afins. De acordo com uma publicação do site Pat Feldman, o consumo de alimento à base de soja não fermentada possui proteínas industrializadas que podem aumentar os níveis de substâncias cancerígenas. Será mesmo?

Leia também:

Leite sem ferver é saudável

Leite

Quando o leite é fervido a tendência é que os microrganismos que fazem mal a saúde sejam eliminados em sua maioria. Apesar disso, há quem diga que durante a fervura o leite acaba perdendo alguns componentes que podem fazer bem ao organismo.

Um artigo publicado no site The Tree Hugger, por exemplo, defende o consumo de leite não fervido e explica que o leite sem ferver pode apresentar vários benefícios principalmente para pessoas que possuem asma e alergia.

Uma dieta pode não ser tão saudável

Gordura

O corpo humano precisa de gordura, assim como outros diversos componentes presentes nos alimentos. Mas quando pretendemos ter uma alimentação saudável a primeira coisa que fazemos é cortar da dieta todos os alimentos que possuem gordura. Será que isso faz bem?

O fato é que muitos nutricionistas recomendam que em uma dieta a pessoa deve comer um pouco de tudo e não se privar de alimentos pois isso pode ser prejudicial à saúde, a dica, contudo, é comer sempre com moderação.

É sabido, porém, que não é todo mundo que concorda com isso, então, o ideal é procurar orientação com um especialista de sua confiança.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: