Topo

Entenda os benefícios e veja as diferenças entre os tipos de feijão mais comuns do mercado

5.00 / 5 - 1
Comente

Assim como o arroz, o feijão costuma ser um elemento recorrente no prato dos brasileiros, e isso não se deve ao acaso. Trata-se de um alimento muito rico em vitamina e capaz de proporcionar uma série de benefícios ao corpo humano.

Algo que pouca gente sabe, porém, é que no país existem pelo menos 14 tipos diferentes de feijão disponíveis no mercado, sendo que pelo menos 7 deles estão na lista dos mais conhecidos e consumidos.

É fato que cada um desses tipos possui propriedades cores e formatos diferentes, com variações na quantidade de carboidratos, proteínas, fibras e sais minerais.

De modo geral, contudo, estima-se que o alimento possua em sua composição algo em torno de 60% a 65% de carboidratos e de 16% a 33% de proteínas e fibras solúveis, que são aquelas que quando entram em contato com a água forma uma espécie de gel capaz de dificultar a absorção de gordura e açúcar.

E pra você que quer aprender um pouco mais sobre o feijão, apresentamos a seguir algumas informações sobre os benefícios e detalhes sobre os tipos disponíveis no mercado. Confira!

Veja tudo sobre benefícios e tipos de feijão mais comuns na atualidade

Tipos de feijão

Os benefícios do feijão

  • Proteínas – Conforme já sugerimos, o alimento é uma rica fonte de proteínas para o corpo, sendo por isso considerado um importante alimento para os brasileiros.
  • Aminoácidos – O corpo consegue aproveitar com facilidade os aminoácidos presentes nos grãos do feijão.
  • Fibras – O feijão possui fibras e carboidratos complexos que ajudam equilibras as taxas de açúcar no sangue.
  • Pouca gordura e sódio – Por ter um baixo teor desses dois elementos o feijão é indicado para hipertensos, podendo colaborar também na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, obesidade e diabetes.
  • Ferro – Por conter uma enorme quantidade do mineral, o alimento também ganha pontos. Em todo caso, o ideal é combinar o consumo com alimentos fontes de vitamina C, pois isso facilita a absorção do Ferro no organismo.

Aprenda agora a identificar os variados tipos de feijão

Feijão Carioca

O feijão carioca é marrom rajado, sendo também o tipo mais popular no Brasil. Ele costuma ser consumido com arroz branco, podendo ser acompanhado de carne vermelha, peixes e frango.

Feijão Preto

O feijão preto é usado tradicionalmente no preparo da feijoada. Ele é um dos mais ricos em ferro, que é o tipo de mineral que ajuda no combate à anemia.

Leia também:

Feijão Branco

O feijão braço é muito usado em dietas de emagrecimento. O alimento é rico em faseolamina, que dificulta a absorção de carboidratos na condição de açúcar. No preparo ele resulta em um caldo cremoso e pode ser útil tanto no preparo de saladas quanto de sopas.

Feijão azuki

O feijão azuki é mais conhecido na culinária japonesa, sendo também muito famoso na região de São Paulo. Entre os benefícios desse feijão está o pontencial para o controle da pressão arterial e propriedades que resultam em ação diurética.

Feijão Vermelho

O feijão vermelho, é um grão pequeno com sabor forte e coloração avermelhada, trata-se de um tipo de feijão muito usado na culinária francesa para o preparo de sopas.

Feijão Manteiga

O feijão manteiga é um tipo de grão mais arredondado e com coloração amarela. Ele é muito conhecido como feijão bolinha. O alimento é muito usado na culinária portuguesa, sendo útil em saladas e sopas.

Feijão Fradinho

O feijão fradinho é o feijão usado como base no preparo do acarajé, podendo também ser usado como ingrediente principal no preparo de saladas, ou servido como acompanhamento de peixes.

Feijão Rosinha

O feijão rosinha possui grãos pequenos e rosados e pode ser cozido muito rapidamente. Por ser um feijão mais macio ele absorve com facilidade os temperos.

Feijão-jalo

O feijão-jalo possui grãos alongados que formam um caldo mais denso com coloração avermelhada. Esse tipo de feijão é muito consumido em Minas Gerais e usado para preparo de tutu, feijão tropeiro, virados, sopas e até saladas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: