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Esses alimentos fazem bem à concentração e à memória mas você provavelmente não sabia

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A alimentação saudável tem sido tema de muitos debates ao longo dos últimos anos, e pudera, determinados alimentos podem não só contribuir com uma maior qualidade de vida, como também prevenir determinados doenças, incluindo as degenerativas.

Não obstante, existem ainda aqueles alimentos que se adicionados à dieta podem também ajudar o cérebro e aumentar o nível de concentração no dia a dia. E nesse artigo em especial, listaremos alguns dos itens que se encaixam nesse contexto. Veja!

Alimentos que contribui com a memória e a concentração

Glicose

Glicose

A glicose é um dos principais combustíveis para o bom funcionamento dos neurônios. A hipoglicemia, que á falta de glicose no organismo pode gerar algo que compromete o raciocínio, a concentração e a atenção. Em casos extremos a hipoglicemia pode até levar ao coma. As melhores fontes de glicoses são cereais, legumes e frutas.

Zinco

Zinco

O zinco é uma substância que regula o organismo, atuando na atividade neuronal e consequentemente na concentração e na memória, e isso sem contar que também possui ação anti-inflamatória. Ele pode ser encontrado na carne vermelha, nas ostras, nos caranguejos, nos ovos, no fígado e em laticínios.

Selênio

Selênio

Dados divulgados por pesquisas recentes mostram que o selênio possui um forte impacto sobre o cérebro, já que ajuda nas transmissões de mensagens entre os neurônios. Ele pode ser encontrado em alimentos, como alho, frutos do mar, grãos, nozes, castanha-do-pará, abacate e aveia.

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Ferro

Ferro

O ferro tem como função primária no organismo a missão de carregar oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro estão baixos no organismo o cérebro recebe pouco oxigênio, o que resulta em fadiga, concentração reduzida, perda de memória e perda de atenção.

As fontes de ferro podem ter origem animal e vegetal, sendo a animal absorvida mais rapidamente pelo organismo. Entre os alimentos que possuem boas doses de ferro estão as carnes vermelhas (principalmente o fígado de qualquer animal e outras vísceras, como coração e rins), as carnes de aves, os peixes e os mariscos crus.

Os vegetais que também se encaixam nesse perfil são aqueles de folhas verdes escuras, tais como couve e cheiro verde, além de agrião, fava, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

Fosforo

Fosforo

O fosforo também possui um papel fundamental no funcionamento do cérebro, pois atua na constituição da membrana celular, o nutriente ajuda a evitar a sobrecarga que o corpo pode receber devido ao excesso de atividades mentais.

O nutriente pode ser encontrado em peixes ovos, leguminosas, cereais, cafés, chás, frutas, carnes bovinas e aves.

Vitamina E

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante e a falta dele pode provocar dano nas fibras nervosas. Essa ausência pode ainda provocar alterações neurológicas como a diminuição dos reflexos e a diminuição da sensibilidade vibratória, o que pode trazer a falta de concentração. As principais fontes da vitamina E são azeites vegetais, verduras frescas e cereais.

Vitamina C

Vitamina C

A vitamina C também é um antioxidante de grande importância nas atividades químicas dos neurônios, sendo assim útil à concentração e melhoria da memoria. Ela pode ser encontrada em abundância em frutas cítricas como Kiwi e acerola.




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