Topo

Confira dicas e estratégias para insistir no treino até viciar

Comente

Manter uma rotina de atividades físicas, que costumeiramente é chamado de “treino” pelas pessoas, é algo muito importante para a saúde, isso todo mundo já sabe. Mesmo assim, existem pessoas que acabam tendo uma grande dificuldade para começar a fazer este tipo de atividade, tornando isso um hábito. E, neste momento, surgem as mais variadas desculpas, desde a clássica falta de tempo, até a preguiça, as dores, a chuva, etc. 

Este é um comportamento muito comum e que acaba sendo uma tendencia para grande parte da população. Mas é um desafio que pode ser superado pelas pessoas que querem realmente levar a sério os treinos, de acordo com os objetivos de cada um. Algumas pessoas querem perder peso, por exemplo. Outras querem atingir uma determinada forma física. Existem apenas aqueles que querem ter mais saúde. 

Mas o fato é que as atividades físicas devem acabar se tornando um compromisso. Existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática e que realmente ajudam as pessoas a se acostumar com a rotina, e fazer até mesmo que o corpo sinta falta do movimento e dos exercícios. 

Confira dicas e estratégias para insistir no treino até viciar

Confira algumas dicas:

Fracione o seu treino

Veja também:

Essa não é uma dica dada apenas para fortalecer a ideia de procrastinar a hora de treinar. Alguns estudos recentes demonstraram que sessões de atividades físicas que sejam amis curtas e cumulativas durante o dia acabam se tornando tão benéficas quanto- períodos longos e isolados de treino. Um deles, feito pela Universidade do Estado do Arizona, afirma que o treino dividido em três sessões curtas por dia acaba sendo mais eficiente que uma sessão única de meia hora para controlar a pressão arterial. Este pode ser um caminho interessante para quem prefere realmente ter treinos maios curtos, sem ter que necessariamente gastar um tempo maior. 

Evite sequer pensar nas desculpas

Durante este período de adaptação, as pessoas devem evitar sequer pensar em qualquer tipo de desculpa que ela possa dar para não fazer a atividade física que ela se propôs a fazer. Ficar pensando nos contras vai te afastar cada vez mais da malhação. Deixar para amanhã também não adianta. Na verdade, especialistas recomendam que as pessoas sequer pensem neste momento de treino, sendo que o mais recomendado é simplesmente a pessoa ir na hora que ela programou para isso. Sempre mantendo o foco total no objetivo final que a pessoa acaba tendo com essa rotina. 

Escute uma música animada

A ideia de colocar uma música animada para a hora do exercício também já foi motivo de pesquisas, que realmente demonstram que as pessoas tendem a se sentir mais motivadas quando elas estão escutando uma música agitada enquanto coloca o seu corpo em movimento. E essa música pode, inclusive, ser colocada antes mesmo que a atividade comece. Caso as pessoas tenham se programado para fazer exercícios de manhã cedo, pode ser interessante já colocar logo de cara uma música animada para despertar e tocar até o momento de sair de casa. 

Faça atividades físicas em companhia

É claro que essa não é uma dica que vale para todo mundo, já que muitas pessoas preferem realmente fazer este tipo de atividade sozinhas. Mas, novamente, pesquisas comprovam que fazer este tipo de atividade junto com amigos acaba sendo muito mais interessante, inclusive para motivar as pessoas a continuar. O companheirismo faz com que as pessoas desistam de uma forma mais difícil de manter a prática em dia. Além disso, a atividade em dupla ou grupo reforçam os laços de amizade e a troca de experiências. Mas é importante deixar claro que cada um deve seguir o seu próprio ritmo. 

Escolha atividades que mais gostam

Até que a pessoa realmente consiga se acostumar com a ideia de fazer exercícios físicos de uma forma rotineira, é importante que as pessoas apostem naquelas atividades que elas mais gostam, deixando um pouco de lado as mais recomendadas em relação aos seus objetivos. Se a pessoa gosta de caminhar e não gosta de correr, o ideal é que ela realmente comece pela caminhada. Já se ela gosta de dançar, pode ser interessante entrar para as aulas de ritmos e afins, que hoje em dia pode ser encontrada com uma certa facilidade. 

Pense na evolução e mantenha a paciência

Começar uma determinada atividade física esperando obter resultados rápidos realmente pode acabar sendo algo muito frustrante. Essas pessoas tendem a desistir mais rapidamente, pelo simples motivo que estes resultados raramente chegam neste período curto. Por isso, o foco deve sempre lá na frente. Mas não deixe de prestar atenção nas pequenas mudanças que aprecem no dia a dia, como a melhora na postura, o aumento de disposição para subir um lance de escadas ou a facilidade para se abaixar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: