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Pós treino: veja alimentos que ajudam a repor as forças após exercícios

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Para quem quer ter uma vida saudável só existe um caminho: o da boa alimentação aliada à prática de exercícios. O problema, porém, é que nem todo mundo consegue equilibrar os aspectos necessários.

Isso porque pessoas que se exercitam precisam ter uma alimentação diferenciada, afinal, também gastam mais energia. E o cuidado especial precisa ser observado principalmente no pós-treino. Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas boas opções de alimentos para consumir após os exercícios. Veja!

Alimentos que ajudam na reposição de energia depois de exercícios

Alimentos que ajudam na reposição de energia depois de exercícios

Proteínas e carboidratos

Durante as atividades físicas o corpo sofre várias micro lesões musculares e um alto gasto energético. A boa notícia é que a ingestão de proteína ajuda na recuperação dos tecidos musculares, enquanto os carboidratos repõem a reserva de energia. Por isso é importante consumir carboidrato complexo antes do treino para ter energia por mais tempo e carboidrato simples depois do treino para reposição de energia.

Sugestão de lanche pós-treino: sanduíche de atum e ovo mexido em panela antiaderente com batatas; suco de frutas água de coco, gelatina, leite, frutas, hortaliças e legumes in natura; chás e sopas.

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Evitar alimentos gordurosos

Alimentos que são ricos em gordura não ajudam a perder peso e nem a recuperar energia. Isso porque a digestão demanda mais tempo, o que leva o organismo a “esquecer” da queima calórica e se concentrar em digerir a gordura.

Comer logo após o treino

Mais importante do que ganhar energia para treinar é recarregar a energia após o treino. Como dito antes, durante os exercícios ocorrem algumas micro lesões musculares e gasto energético, por isso é importante comer carboidratos e proteínas o mais rápido possível para que o corpo possa se recuperar e regenerar as forças. O ideal é se alimentar na primeira meia hora após o treino, até no máximo duas horas depois.

Na perda de peso é bom esperar meia hora

Durante e após o treino ocorre um aumento de metabolismo basal, ou seja, mesmo após meia hora o corpo continua queimando calorias. Para pessoas que estão treinando em busca do emagrecimento, portanto, o melhor é não consumir qualquer alimento antes de meia hora após o fim do treino. Depois desse período a alimentação pode ser feita com carboidratos e proteínas.

Consumir água

Durante a atividade física o corpo perde muita água, por isso é essencial repor essa perda de líquidos com água, sucos naturais e água de coco.

Dicas de alimentação pós treino

Agora que você sabe a importância da alimentação pós-treino, é importante saber também os tipos de alimentos que podem ser ingeridos. Vale dizer que é importante cuidado para evitar exageros, especialmente se o objetivo for perda de peso. A seguir algumas opções.

Sugestão 1

Shake de 1 scoop whey protein isolado + 1 scoop de dextrose

Sugestão 2

200 gramas de iscas de frango com 80 gramas de batata doce assada

Sugestão 3

Omelete de 2 ovos + 60 gramas de queijo de búfala + tomate cereja à vontade

Sugestão 4

Vitamina de 200ml de leite de soja + 2 colheres de sopa de quinoa + 1 colher sopa de frutas congeladas (morangos ou amoras)

Sugestão 5

20 gramas de filé de peixe assado + vegetais refogados (cenoura e ervilha) + 40 gramas de batata inglesa




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