Topo

8 dicas para melhorar a memória e o desempenho no trabalho

Saiba o que pode ser feito no dia para ter a mente mais focada nas tarefas.
Publicidade
Comente

Um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas nos dias de hoje é a falta de memória. E não estamos falando dos sintomas de determinadas doenças que fazem com que as pessoas esqueçam as memórias mais antigas, mas sim a falta de memória cotidiana, do dia a dia, que faz com que a gente esqueça se trancou a porta ao sair de casa, ou de entregar uma determinada atividade que estava agendada há tempos. 

E essa falta de memória costuma ter um impacto muito negativo na vida profissional das pessoas, especialmente em determinadas atividades que acabam exigindo mais esta manutenção e este cuidado com as informações do dia a dia. Por exemplo, um vendedor que não lembra o nome do cliente pode acabar simplesmente perdendo de fechar o negócio apenas por parecer que não está dando a devida atenção para aquela pessoa. 

Mas, antes de mais nada, é importante ressaltar que nem sempre a falta de memória realmente indica uma falta de atenção proposital da pessoa em questão. São diversas as causas que contribuem para a causa. Por isso, além de ter realmente vontade de enfrentar o problema de frente, também é muito importante que as pessoas tenham o autoconhecimento necessário para entender o que se passa com ela e o que mais afeta a sua capacidade de armazenar e acessar determinadas informações. 

Confira algumas dicas para melhorar a memória no ambiente de trabalho

8 dicas para melhorar a memória e o desempenho no trabalho

Mantenha a organização do ambiente

Publicidade

Pode parecer não ter uma relação direta, mas diversos estudos sobre memória e concentração já provaram que o ambiente externo acaba tendo um impacto direto nestes aspectos do dia a dia de trabalho de qualquer pessoa. Por isso é muito importante tentar manter o ambiente organizado, especialmente a mesa de trabalho. Isso pode ajudar a manter o foco e a tenção naquilo que realmente importa.

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje

A famosa procrastinação é um problema que deve ser enfrentado por quem nutre a mania de ficar sempre empurrando com a barriga as atividades que precisam ser feitas. Mas nem sempre a culpa é do procrastinador. Determinados ambientes de trabalho podem acabar fazendo com que uma pessoa não consiga se concentrar em uma determina atividade, especialmente quando a demanda é elevada e existe uma falta de um sistema efetivo de prioridades. Mas, fora isso, sempre tente resolver o que dá pra resolver no dia. 

Aprenda a trabalhar com checklist

Essa é uma excelente forma de ir acompanhando tudo o que precisa ser feito e, ao mesmo tempo, ensinando o cérebro a se organizar. Até mesmo um certo nível de recompensa pode ser absorvido pelo cérebro, uma vez que ao marcar as tarefas como realizadas as pessoas sentem satisfação de que o trabalho realmente está em andamento. Mas é importante não encher a lista com tarefas que serão impossíveis de serem concluídas.

Pense sobre o que aconteceu

Publicidade

Faça uma pausa, em um lugar calmo, durante cerca de dois ou três minutos, e repasse na sua cabeça o conteúdo de uma reunião importante ou de uma determinada tarefa que acabou de ser entregue. Essa é uma excelente forma de fazer com que as memórias sem gravadas de uma forma mais eficiente no cérebro. 

Repita nomes

Muitas pessoas acabam tendo uma dificuldade particular com nomes de pessoas, especialmente aquelas que lidam com um público grande em um curto espaço de tempo. Nestes casos, pode ser interessante adotar a técnica de repetir o nome da pessoa em algumas conversas, para que o cérebro consiga fazer essa associação de uma forma mais firme.

Faça atividades físicas

Veja também:

Outro item da lista que pode parecer não ter uma relação direta com a memória, mas que já foi comprovado cientificamente. Atividades físicas, especialmente as aeróbicas, fazem muito bem para a memória, pois ela estimula a oxigenação do cérebro. 

Mantenha uma alimentação saudável

Uma rotina que tenha como foco uma alimentação saudável e a ingestão de água regularmente também pode ajudar as pessoas que costumam esquecer das coisas no dia a dia. Além de não consumir muita gordura, a água é muito importante, pois ela é um excelente condutor das descargas elétricas que acabam sendo a base do funcionamento do cérebro. Por isso pessoas bem hidratadas acabam esquecendo menos as coisas. 

Durma bem 

O período que as pessoas dormem é muito importante, pois é durante este momento que existe um processo de regeneração das células do cérebro. Quando as pessoas não dormem direito, a sua capacidade de concentração acaba sendo reduzida, e com isso o cérebro possui uma grande dificuldade para conseguir armazenar as informações e depois acessar as mesmas. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: