Os gatos são animais que se tornaram pets preferidos de muitas pessoas. Existem até mesmo aqueles que falam sobre uma disputa entre cães e gatos em relação a sua preferência e ao espaço que eles podem ocupar dentro das casas e das famílias humanas, mas é muito comum que existem pessoas que tenham os dois.
Mas é importante sempre lembrar que ambos os animais são muito diferentes um do outro e, portanto, não devem ser criados e cuidados da mesma forma. De fato, os felinos podem apresentar algumas dificuldades para quem está acostumado apenas com os cães. E o primeiro aspecto que salta à vista é a personalidade do pet.
Os cachorros costumam ser muito mais dependentes dos humanos, gostam de ficar o tempo todo ao redor e sempre estão dispostos a brincar. Já os gatos costumam ter uma personalidade muito mais independente, sendo que nem todos gostam de ficar perto dos humanos o tempo todo. Além disso, as suas formas de brincar costumam ser um pouco diferentes também.
Outro ponto no qual eles também acabam se diferindo bastante é com relação a sua alimentação. Como cães e gatos acabam sendo descendentes de animais completamente diferentes, os seus hábitos alimentares também são diferentes. Mas, de uma forma geral, em relação aos seus instintos, ambos são mamíferos e carnívoros.
Mas, hoje em dia, acabou se tornando padrão que a base da alimentação de cachorros e gatos sejam as rações secas que são produzidas com base nas necessidades alimentares de cada um deles. Portanto, as rações realmente se tornaram alimentos que oferecem tudo aquilo que os pets precisam.
Mas sua proximidade com os humanos torna, muitas vezes, o hábito de oferecer somente ração um tanto quanto difícil. Antes de mais nada, os gatos podem acabar desenvolvendo o gosto pelo cheiro dos alimentos que são consumidos pelos humanos, e isso acaba despertando a curiosidade para que eles também passem a comer estes mesmos itens.
Mas nem sempre estes alimentos fazem bem para a sua saúde. Por outro lado, existem determinados itens que podem ser oferecidos para os gatos sem que eles corram o risco de sofrerem com algum tipo de intoxicação alimentar ou algo parecido.
Confira alguns deles:
Alguns tipos de peixes
Os peixes são alimentos que costumam agradar muito ao paladar dos gatos. O cheiro deste alimento também costuma despertar muito a atenção deles. Mas é importante tomar alguns cuidados, pois nem todos realmente podem ser dados para os felinos. Alguns tipos como as sardinhas, o salmão e as anchovas podem ser oferecidos. Mas é importante que, quando em conversa, eles estejam em água e não em óleo. Também é importante que eles não tenham um tempero muito forte, pois isso pode acabar causando alguma estranheza para o estômago dos felinos.
Hambúrgueres vegetarianos
Hoje em dia se tornou muito comum encontrar uma série de opções de alimentos focados no público que escolheu não mais comer carne, seguindo uma dieta vegetariana ou vegana. Dentre as opções que podem ser encontradas estão o hambúrguer vegetariano, que tem como principal objetivo substituir o bife de carne que geralmente pode ser encontrado neste tipo de lanche. Eles são feitos de diversos produtos diferentes, como soja ou ervilhas. E são considerados saudáveis para os gatos.
Ervilhas
Falando em alimentos que podem ser considerados como a base para produzir hamburgers vegetarianos, as próprias ervilhas em si também podem acabar sendo alimentos interessantes para os gatinhos que estejam recusando a ração seca. Elas não possuem nenhum tipo de substância que possa fazer mal para o estomago do felino e, ao mesmo tempo, conta com algumas características que tornam elas muito nutritivas, como serem ricas em fibra, vitamina C e vitamina A. Eles podem consumir as ervilhas até mesmo congeladas, o que transforma elas em um estímulo sensorial.
Ovos
Os ovos são alimentos considerados saudáveis e naturais para todos os animais carnívoros. O grande problema é que nem sempre os ovos consumidos pelos humanos são 100% naturais. Por isso, é recomendado oferecer somente ovos dos quais as pessoas tenham realmente certeza em relação a sua procedência. Além disso, os gatos domésticos não estão acostumados a consumir mais alimentos desta natureza crus, por isso é importante fazer um preparo, como ovos mexidos, mas sem nada de tempero.
Bananas
As bananas são frutas que também costumam ter um sabor que chama muito a atenção dos felinos. Mas é importante, antes de oferecer o alimento, fazer um teste, dando apenas um pedaço pequeno. Nem todos os gatos realmente conseguem aceitar a banana no seu organismo. Caso ele coma e consiga diferir a fruta, então ela é segura e pode ser oferecida sem grandes problemas.
Comentários (0) Postar um Comentário