Topo

Dicas para manter o profissionalismo no ambiente de trabalho

Comente

O ambiente de trabalho pode ser complicado especialmente para as mulheres, já que inúmeras pesquisas comprovam que elas acabam ficando mais vulneráveis aos comentários e outros tipos de ações depreciativas.

Para conseguir manter o profissionalismo e reduzir a chance de problemas como estes, é importante para elas saberem o que pode e o que não pode ser dito no local de trabalho. Confira algumas dicas:

Dicas para manter o profissionalismo no ambiente de trabalho

Não revela suas crenças políticas

Essa é uma dica valiosa, especialmente quando estamos em anos de eleições. As nossas crenças políticas acabam estando diretamente relacionadas às nossas identidades. E isso pode acabar alterando a percepção que as pessoas acabam tendo delas. É recomendado se mostrar sempre disposta a escutar e respeitar as opiniões dos outros, mas sem que elas sejam impostas.

Cuidado com as opiniões profissionais sobre colegas

Veja também:

Outro tipo de opinião que deve ser evitada dentro do ambiente de trabalho está diretamente relacionado ao desempenho profissional de colegas. De uma forma geral, não é recomendado dar opiniões sobre se uma pessoa é ou não competente para desenvolver uma determinada atividade profissional. Na cabeça de um colega, essa atitude pode ser facilmente traduzida como uma tentativa falha de se fazer parecer melhor. Isso pode atrair opiniões negativas sobre quem está emitindo a opinião.

Não fale sobre a quantidade de dinheiro que ganha

Essa é uma questão que ainda é considerada como um grande tabu dentro das empresas. As questões salariais são complicadas, especialmente em virtude das diferenças que podem ser encontradas no mesmo espaço. A partir do momento que uma pessoa revela para a outra o quanto ela ganha, se houver uma diferença pode acabar mudando completamente a percepção de ambas.

Evite criticar o local de trabalho

Este é um hábito bastante comum em qualquer ambiente profissional. É inerente ao ser humano reclamar, mesmo que ele não tenha razão. E também acaba se tornando um dos motivos mais comuns para demissões ou para estagnação dentro de uma determinada empresa. Por isso, é importante manter este tipo de opinião guarda para si, e a usar apenas em espaços e locais que sejam próprios para isso.

Nunca revele que está procurando outra oportunidade

Um dos comportamentos que mais acabam sendo classificados como falta de profissionalismo está diretamente relacionada a procura de outra oportunidade de trabalho enquanto a pessoa está empregada. Muitos empregadores se sentem extremamente ofendidos quando sabem disso, e o mesmo acontece com diretores, coordenadores e afins. Portanto, mesmo que isso seja verdade, trata-se de um assunto que nunca deve ser abordado dentro do atual local de trabalho.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: