Topo

Fibromialgia: Conheça famosos que lutam contra a doença. 

Comente

Nas últimas décadas a fibromialgia se tornou uma doença mais falada. Não que seja uma doença que não existia anteriormente, mas o seu diagnóstico se tornou mais fácil com a evolução da medicina. Também chamada de Síndrome da Fibromialgia (FM), é uma síndrome que possui como principal sintoma dor no corpo inteiro do paciente, principalmente nas regiões onde existe uma concentração maior de musculatura. 

Junto com essa dor o paciente também acaba experienciando outros sintomas, como fadiga e cansaço que pode durar boa parte do dia, bem como um sono não reparador, que é quando as pessoas não conseguem ter uma noite tranquila e já acordam com sono. Outros sintomas, mas que aparecem em menor escala, são alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

A vida de um paciente que tem fibromialgia pode se tornar realmente muito difícil, de acordo com a intensidade da doença. De uma forma geral, além deste cansaço e essa dor o tempo inteiro, elas se tornam muito sensíveis ao toque. Por isso, elas simplesmente não conseguem suportar o contato em determinadas regiões do corpo. Em casos mais graves, até mesmo o contato de um tecido fino de roupa pode acabar se tornando dolorido. 

Veja também:

A grande maioria das pessoas que sofrem com a fibromialgia são mulheres, sendo que o número chega a ser 7 em cada 9 pessoas diagnosticadas. Mas os cientistas e médicos ainda não sabem muito bem o motivo desta propensão feminina. Acredita-se que a doença esteja relacionada com os hormônios femininos. A maioria dos pacientes acabam tendo a doença com idade entre 30 e 60 anos. 

O diagnóstico é clínico, sendo feito pelo médico a partir de alguns sinais e informações sobre o estágio dos sintomas, tais como dor no corpo por mais de três meses ou ainda a presença de pontos dolorosos na musculatura. 

Algo que ajudou a tornar a doença mais conhecida pelas pessoas e que fez inclusive com que muitas procurassem o médico a partir dos sinais das dores no corpo, que pode acabar sendo sintoma também de uma série de outros problemas de saúde, foi a partir do momento que pessoas famosas começaram a revelar que possuem a doença. 

Confira algumas celebridades que precisam lidar com a fibromialgia. 

Lady Gaga

Fibromialgia: Conheça famosos que lutam contra a doença. 

Este acabou se tornando um dos casos mais famosos de fibromialgia, já que envolve uma das pessoas mais conhecidas e famosas do planeta. A cantora foi diagnosticada com este problema de saúde no ano de 2017. Ela já enfrentava há alguns anos contra alguns episódios de dores crônicas que levaram ate mesmo ao cancelamento de shows durante turnês. Em um documentário ela aparece tendo uma série de dificuldades em lidar com as dores, uma vez que suas apresentações costumam ser bastante “físicas”. Ela também teve que buscar uma série de tratamentos alternativos com o objetivo de reduzir as dores. 

Sinead O’Connor

Uma das cantoras mais famosas da Irlanda acabou tendo praticamente que se aposentar dos palcos. Dentre os motivos, algo que realmente pesou bastante na decisão foi o fato dela ter que lidar com as crises constantes de dores crônicas, que posteriormente foram diagnosticadas como fibromialgia. No ano de 2005 ela falou publicamente sobre sua situação de saúde, a firmando que “fibromialgia não é curável, mas é possível lidar com ela”. “Eu tenho alta tolerância à dor, e isso ajuda. É com o cansaço que eu tenho mais dificuldade” concluiu.

Janeane Garofalo

Atriz e comediante, ela é uma celebridade que também optou por falar abertamente sobre a Fibromialgia. Ela ficou conhecida mundialmente ao atuar em filmes de sucesso, como “Dogma” e “Versões de um crime”, a atriz hoje se apresenta em teatros de comédia stand-up. Ela afirmou em entrevistas que já tinha o diagnostico quando trabalhava e decidiu continuar atuando. Para isso, ela teve que incorporar a doença em suas rotinas de apresentação, além de tomar alguns cuidados no seu dia a dia para que realmente elas conseguissem ser superadas. 

Susan Flannery

Susan é uma atriz que não ficou tão conhecida no Brasil, mas que acabou sendo bastante reconhecida nos Estados Unidos ao participar de algumas novelas que ficaram muito tempo no ar por lá, como “Days of our lives”, “The Bold and the Beautiful” e “the Young and the Restless”. Ela conseguiu continuar trabalhando até o ano de 2012, mas a partir de então suas dores acabaram ficando, nas palavras dela, insuportáveis. Ela teve que se retirar da novela “The Bold and the Beautiful”, da qual ela fazia parte do elenco fixo. 

Lena Dunham

Atriz, roteirista e cineasta que ficou conhecida por ser a criadora e a protagonista da série de TV “Girls” também afirmou publicamente que possui a doença. O comunicado foi feito pela sua conta do Instagram. “Mesmo tendo acesso à informação, é difícil não acreditar que está louca”. “Mas eu não estou, e nem vocês”, completou em sua postagem, como forma de oferecer conforto às pessoas que convivem com fibromialgia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: