Topo

6 hábitos e dicas para deixar o quarto mais aconchegante

Comente

O quarto é uma das peças mais importantes de qualquer casa. É o local no qual as pessoas, na sua grande maioria, vão passar grande parte da sua vida, mesmo que estejam dormindo e que possam acabar perdendo um pouco da noção deste tempo. Mas, de uma forma geral, ele conta com algumas características muito interessantes. 

Em primeiro lugar, o quarto geralmente é uma das peças da casa que evoluem junto com as pessoas. Diferente de outros espaços, que acabam sendo alterados em função de reformas estéticas ou funcionais, os quartos acabam sendo as peças que mais refletem a personalidade e o estágio de vida de quem está ali.

Basta nós nos darmos conta de que o quarto do bebê acaba sendo muito diferente do quarto dos adultos. E durante este meio tempo os quartos geralmente passam por algumas outras mudanças, refletindo momentos da infância e também da adolescência. Também é neste local onde geralmente as pessoas guardam seus itens particulares, o que torna ele diferente dos demais “espaços comuns” da casa. 

Veja também:

Diante de toda importância que os quartos acabam tendo para os seus ocupantes e para a casa como um todo, é muito importante tomar alguns cuidados para que este realmente seja um local no qual as pessoas possam descansar e se sintam confortáveis.

Confira algumas dicas e alguns hábitos que podem ajudar a dar este sentimento para o quarto:

Prefira tons claros

Muitas pessoas acabam nutrindo um sentimento por cores mais escuras, e isso pode acabar se refletindo no quarto. Mas um quarto preto pode não a melhor opção, pois este tipo de visual, de acordo com setores da psicologia que estudam sobre o poder das cores, pode não ser tão efetivo para acalmar a mente. Além disso, pode deixar o quarto com um aspecto mais pequeno e fechado. Por isso, pode ser mais interessante optar pro uma paleta de cores neutras e mais claras para o ambiente de descanso. 

Abra sempre as janelas

Antes de mais nada, no momento do projeto é muito importante prever grandes janelas para o quarto, que permitam com que entre ar e luminosidade. E é muito importante que as pessoas consigam manter os quartos com as janelas abertas durante o dia, para que o ambiente fique fresco. Muitos acreditam também que isso ajuda a dissipar as energias negativas. Caso a pessoa fique muito tempo do dia na rua, pode ser interessante optar por janelas que tenham persianas e que possam ter, pelo menos, algumas frestas abertas. 

Mantenha algumas plantas no quarto

6 hábitos e dicas para deixar o quarto mais aconchegante

Essa é uma dica muito interessante, mas que parece não ter entrado muito na cultura dos brasileiros. São poucas as pessoas que escolhem manter plantas dentro do quarto, mas elas também podem ser interessantes. Sua presença por si só já ajuda a tornar o quarto um ambiente muito mais aconchegante. Além disso, elas também ajudam a manter o ar mais limpo e fresco. Dentre as plantas mais recomendadas para este tipo de ambiente estão o filodentro e a lavanda. 

Mantenha o quarto sempre bem organizado

Mesmo que a pessoa tenha um espaço grande, arejado e iluminado, de nada adianta se o quarto estiver sempre uma bagunça. E isso, de acordo com pesquisas, acaba não tendo um efeito positivo no dia a dia, podendo até mesmo afetar a produtividade no trabalho. Por isso, não custa manter as roupas sempre dobradas e guardadas, a cama arrumada e sem muitos objetos aparentes. E isso vale ainda mais se for um quarto e sala juntos, por exemplo. 

Não encha o quarto de móveis

Tente manter somente o básico dentro do quarto. Caso a pessoa tenha uma peça sobrando, experimente fazer um closet, levando armários e guarda-roupas para lá e deixando o quarto mias liberado. O mesmo vale para o berço no quarto, no caso dos pais que tiveram filhos recentemente. O ideal é retirar o berço assim que a criança acostumar a dormir no seu próprio quarto. Também é importante e evitar alguns equipamentos como computadores ou televisão, pois além de ocupar espaço ainda pode prejudicar a qualidade do sono. 

Não deixe acumular poeira

Mesmo que a pessoa não tenha todo o tempo disponível para fazer uma limpeza mais pesada na casa e no quarto como um todo, é muito importante que alguns passos de manutenção sejam feitos. A poeira precisa ser retirada do local. E isso pode ser feito facilmente com a ajuda de itens como espanadores ou aspiradores de pó. Também é importante sacudir bem a roupa de cama para que ela também não acumule uma grande quantidade de poeira e ácaros. Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais suscetíveis a problemas como alergias e afins.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: