Topo

7 cuidados fundamentais para manter a saúde dos olhos em dia

Comente

Os olhos são estruturas muito sensíveis do corpo humano, e com uma função muito importante, que é a de capturar as imagens para que o cérebro humano consiga realizar as interpretações e fazer com que as pessoas “enxerguem” o mundo. E, nos dias de hoje, os olhos estão cada vez mais sendo exigidos, especialmente devido a grande quantidade de telas que utilizamos praticamente durante o dia todo. 

A especialidade médica que tem como principal objetivo cuidar da saúde dos olhos dos pacientes é a oftalmologia. Através dela, os pacientes podem tanto realizar os tratamentos preventivos, que permitem com que elas consigam fazer com que seus olhos tenham uma vida útil maior, como também os procedimentos que permitem a correção de problemas que já estão em andamento. 

Mas a forma como nós utilizamos essas estruturas do corpo acabam sendo fundamentais para a manutenção da saúde. As telas já citadas, por exemplo, acabam exigindo que os olhos trabalhem de uma forma diferente daquela que eles estavam acostumados a centenas de milhares de anos nos humanos.  Ao invés de ampliar o campo de visão o máximo possível para saber o que está acontecendo ao seu redor, as telas fazem com que os olhos fiquem longo períodos focados em um ponto específico em numa distância que não muda. 

7 cuidados fundamentais para manter a saúde dos olhos em dia

Principais procedimentos e tratamento dos olhos

Veja também:

Quando as pessoas não estão conseguindo enxergar as coisas na qualidade esperada, elas se dirigem até um médico oftalmologista, que vai fazer uma série de exames para entender o que está acontecendo. Como a medicina evoluiu muito nesta área, os pacientes contam com uma vasta gama de tratamentos e procedimentos que visam corrigir os mais variados tipos de problemas que podem afetar os olhos. 

Dentre os mais procurados pelos pacientes estão as cirurgias refrativas, ou oftalmologia refrativa, que tem como principal objetivo erros de refração que fazem com que as pessoas não consigam enxergar de uma forma correta. Dentre os problemas mais comuns causados pelas falhas de refração estão miopia, hipermetropia e também o astigmatismo. 

As cirurgias para cataratas também estão entre as mais procuradas pelos pacientes na área da oftalmologia. As cataratas atualmente são consideradas como as principais causas de cegueira do mundo, sendo caracterizada como uma doença que faz com que exista uma perda de transparência do cristalino, que é a lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. No caso das perdas das lentes naturais dos olhos, existem também procedimentos que permitem a correção destes problemas, como a cirurgia intraocular.

Em casos mais graves, os profissionais podem recomendar também a cirurgia de evisceração ocular, que consiste na extração do conteúdo do globo ocular (íris, humor vítreo), mantendo a esclera e em alguns casos a córnea. Este é um procedimento que geralmente acaba sendo indicado para casos de olhos cegos, com função visual totalmente perdida de forma irreversível, ou o olho que acaba sendo esteticamente comprometido. 

Cuidados no dia a dia com os olhos

1 – Utilize óculos de sol

Os óculos de sol são muito importantes para filtrar pelo menos parte dos raios UVA, UVB e UVC do ambiente, que podem, com o tempo, afetar a saúde dos olhos. Mas é importante que estes óculos sejam de qualidade e que realmente tenham estes filtros, caso contrário eles poderão acabar agravando a situação. 

2 – Retire sempre a maquiagem antes de dormir

Para quem utiliza maquiagem no dia a dia, é muito importante que todo este produto seja removido antes de dormir. Do contrário, existe uma grande chance de partículas de cosméticos acabaram entrando nos olhos, provocando irritações que podem evoluir para algo mais grave. 

3 – Não utilize colírios sem recomendação médica

Mesmo que possam parecer inofensivos, os colírios são considerados como remédios, por isso devem as administrados apenas com a supervisão e orientação médica. 

4 – Faça consultas preventivas

Mesmo sem problemas aparentes, o ideal é que as pessoas visitem pelo menos uma vez ao ano os médicos oftalmologistas. 

5 – Olhe para o longe

Faça pequenas pausas, especialmente durante o período de trabalho diante do computador, e movimente os olhos, olhando para o longe por alguns minutos. Este exercício ajuda muito para que as pessoas consigam relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça. 

6 – Feche os olhos diversas vezes ao dia

Este movimento é muito importante, pois além de relaxar os olhos também ajuda a manter eles úmidos, o que é muito importante para a saúde desta parte do corpo se mantenha em dia. 

7 – Não utilize os óculos de grau de outras pessoas

Os óculos devem ser considerados sempre objetos de uso pessoal, já que é feito sob medida de acordo com os problemas que as pessoas apresentam nas consultas. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: