Topo

Não jogue fora esses itens da cozinha - saiba reaproveitá-los e preserve o meio ambiente

1.00 / 5 - 1
Comente

Algo muito comum na cozinha é jogarmos fora os restos de vegetais, polpas de frutas e até tubos de papel toalha, certo? Pois saiba que é possível reutilizar muitos desses itens de forma criativa para economizar dinheiro e de quebra ainda proteger o meio-ambiente. A seguir você confere uma lista de dicas nesse sentido.

Dicas para reaproveitar itens na cozinha e proteger o planeta

Batata brotadas

Batata brotadas

As batatas velhas que com o tempo acabaram brotando, não precisam ser jogadas no lixo. Se plantá-las em um vaso com terra ou água, elas tendem a se tornar belas plantas que podem servir até como decoração da cozinha.

Tocos de alface e aipo

Tocos de alface e aipo

E essa dica agora vai pra quem joga fora os topos das alfaces e dos aipo. Você pode reaproveitar os tocos e colocá-los na água. Em poucos dias eles brotarão com novas folhas. Não se esqueça de mudar a água de tempo em tempo para evitar mosquito da dengue.

Leia também:

Extremidades da cenoura

Extremidades da cenoura

As extremidades da cenoura também podem ser colocadas na água, elas começarão a cresce e criar raízes. Quando estiverem com uma boa quantidade de raiz, você poderá colocá-las em um vaso com terra. Em pouco tempo você poderá colher belas cenouras, podendo repetir o processo outras vezes.

Toco de cebolinha

Toco de cebolinha

Deixe os tocos de cebolinha em uma vasilha com água, elas brotarão novamente, e você sempre terá novas cebolinhas para usar.

Casca de maçã

Casca de maçã

A casca de maçã pode ser usada para fazer chá, para isso basta deixá-las de molho em água bem quente em um bule e depois acrescentar açúcar e canela.

Casca de laranja

Casca de laranja

Não jogue a casca de laranja fora, reaproveite-a pendurando próximo ao jardim e em volta da casa, pois é um ótimo repelente de insetos. Outra dica é deixá-la na lata de lixo para que possa exalar um aroma cítrico.

Casca de banana

Casca de banana

A casca de banana pode ser usada para aliviar picada de inseto, basta esfregá-la onde ocorreu a picada. Outra dica é acrescentar um pouco de casca de banana em prato de carne sem osso, ela ajuda a evitar o ressecamento do alimento.

Casca de cebola e alho

Casca de cebola e alho

As cascas de alho e cebola possuem uma grande quantidade de nutrientes, por isso podem ser usadas em caldos ou sopas.

Talos e folhas de brócolis

Talos e folhas de brócolis

Os talos e as folhas de brócolis podem ser consumidos, portanto, você pode acrescentar as folhas à salada juntamente com os talos crus, ou levemente ferventados.

Talo de couve

Talo de couve

Os talos de couve são ricos em nutrientes, podendo ser usados para enriquecer vitaminas. Você também pode secar e moer acrescentando um pouco de sal, criando assim um tempero especial.

Polpa de amêndoas

Polpa de amêndoas

Após criar seu próprio leite de amêndoas, deixe a polpa que resta secar e depois leve-a ao moedor para criar uma farinha de amêndoas sem glúten.

Suco de pickles

Suco de pickles

Quando acabar os seus pickles, coloque alguns vegetais frescos na vasilha com o suco e deixe-os repousar por alguns dias, dessa forma terá novos pickles.

Filtro de café

Filtro de café

Quando ficar sem forro para forminhas de muffins, a dica é usar filtro de café.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: