Topo

Dicas de cozinha: Aprenda a usar o limão para fazer arroz soltinho, tirar sal do feijão e mais

Comente

O limão é um item indispensável na cozinha, seja na hora da limpeza ou no preparo dos alimentos. Além de ser um desinfetante natural, ele ainda pode ser usado no preparo de sucos e mousses e ainda dar um toque especial no sabor de determinados alimentos.

Embora muita gente não saiba, o limão pode ser usado até mesmo em truques que ajudam a deixar o arroz soltinho, o feijão com menos sal e até evitar que o açúcar mascavo fique empedrado. Para comprovar isso, apresentamos a seguir uma lista de segredinhos envolvendo esse importante fruto.

Veja dicas e truques para usar o limão junto de outros alimentos

Truques geniais usando o limão

Dica para deixar o arroz soltinho

Prepare seu arroz como de costume e quando a primeira água dele estiver secando procure acrescentar um pouco de água fria com gotas de limão na panela. Isso além de deixar o arroz com sabor especial, ainda o deixará mais soltinho e saboroso.

Dica para para tirar o excesso de sal do feijão

Para preparar o feijão não existe segredo, certo? O fato, porém, é que na correria do dia a dia é possível que o sal acabe passando da conta.

Felizmente, porém, isso agora não será mais um problema, pois para tirar o excesso de sal do alimento basta pingar algumas gotas de limão na panela e deixá-la no fogo fervendo o feijão por mais um tempo.

Leia também:

Dica para conservar melhor o açúcar mascavo

O açúcar mascavo está sabidamente entre os mais saudáveis disponíveis no mercado. O seu maior problema, porém, é que empedra com facilidade.

Para evitar que isso aconteça, procure colocar dentro do recipiente que armazena o alimento uma pequena casca de limão. Depois disso mantenha o recipiente sempre bem fechado e quando a casca secar é só substituir por outra fresquinha.

Dica para evitar o escurecimento das frutas

Algumas frutas como a maçã e a pera, costumam ficar escurar depois de cortadas. Para evitar que isso aconteça, a dica é colocá-las em um recipiente com água e algumas gotinhas de limão.

Dica para reaproveitar o óleo da fritura de peixes usando limão

Após fritar uma porção de peixe, espere até o óleo esfriar e em seguida acrescente alguns pedaços de limão picado no óleo, aquecendo-o novamente em seguida. Dessa forma o cheiro de peixe frito irá desaparecer do óleo e você poderá usá-lo na fritura de outro alimento normalmente.

Dica para deixar a alface crocante

Se esquecer da alface por alguns dias na geladeira e quando for procurá-la ela estiver com as folhas murchas, não se preocupe.

Se o alimento ainda estiver bom para o consumo basta colocar suas folhas em uma vasilha com água e meia xícara de suco de limão e em seguida levá-lo à geladeira por cerca de uma hora. As folhas ficarão renovadas e crocantes novamente.

Dica para cozinhar ovos perfeitos com limão

Sim, cozinhar ovo é uma tarefa muito simples. Apesar disso, porém, muita gente ainda inexperiente na cozinha e pode errar a mão no preparo do alimento.

Uma dica bastante válida é passar um pouco de suco de limão na casca dos ovos antes de levá-los à panela, isso impedirá que a casca se quebre durante o cozimento e facilitará na hora de descascar.

Dica para fazer uma carne macia e com tempero marcante

Essa é uma dica que as avós usavam muito. Para deixar o bife mais gostoso e macio, a dica é usar a raspas da casca do limão no momento em que for temperar a carne.

Dicas para aumentar o sabor dos pratos

Procure usar o limão no dia a dia. Sempre que possível pingue o suco do fruto sobre peixes e frutos do mar, usando-o também para temperar saladas e vegetais. Isso ajuda a evitar o excesso de sal na hora de temperar os alimentos, o que é excelente considerando que trata-se de um item saudável e livre de sódio.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: