Topo

Monte sua lista de temperos para acrescentar sabor aos alimentos - veja dicas

Comente

Nada melhor que uma boa comida caseira com temperos frescos, certo? O fato, porém, é que com a correira do dia a dia, muita gente se rende às comidas prontas ou até mesmo aos temperos prontos, que ajudam a poupar tempo, mas pode deixar a alimentação um tanto quanto sem graça ou até mesmo a saúde debilitada.

Sabendo disso, o melhor a fazer então é preparar o próprio “arsenal” de temperos para conseguir preparar sempre os pratos mais saborosos sem muita dificuldade. Para ajudar nesse processo, apresentamos a seguir uma série de itens essenciais nessa lista. Veja!

Temperos essenciais na cozinha pra adicionar gosto ao alimento

Cebola

cebola

A cebola e o alho estão entre os temperos essenciais na cozinha, pois servem para temperar praticamente todos os pratos. A cebola, por exemplo, pode ser usada de diferentes formas, sendo que em cubinhos ela funciona como base para diferentes refogados e em rodelas é útil para finalizar um bife. E se cortada em meia lua e dourada na manteiga ela ainda pode servir como acompanhamento de pratos.

Como se não bastasse, a cebola também pode ser consumida em pratos frios como salada e tartares. Quando for comprar cebola procure escolher aquelas que estão bem firmes, sem nenhuma parte mole. Conserve fora da geladeira.

Alho

alho

Como dito a cima, o alho é um excelente parceiro da cebola, servindo como tempero básico para praticamente todos os pratos. Ele pode até ser usado para aromatizar o pão do lanche da tarde, tudo o que você tem que fazer é tostar fatia de pão no azeite e depois raspar o alho levemente em sua superfície.

Em geral o alho é muito usado como base de refogados e funciona bem quando levemente dourado no azeite. Uma batata assada também pode ficar mais saborosa se levada ao forno com alguns tubérculos de alho picado.

E até aquela massa rápida pode ser preparada com alho, afinal, quem não gosta da famosa macarronada ao alho e óleo? Quando for comprar o item, procure escolher os mais pesados, pois isso é sinal de que estão frescos. Conserve fora da geladeira.

Leia também:

Vinagre

vinagre

Ter vinagre em casa é fundamental tanto como tempero, quanto para limpeza de alimentos. A dica é procurar um que tenha qualidade, sendo preferencialmente de vinho, cidra ou mesmo do tipo branco.

O vinagre de modo geral também é muito usado para o molho vinagrete e indicado para temperar folhas cruas e legumes cozidos. Não obstante, ele também pode ser usado como tempero de carnes, aves, ensopados, massas e até doces.

Da próxima vez que for prepara lagarto bovino ou carne de porco na panela de pressão, por exemplo, procure adicionar um pouco de vinagre e veja seu prato ganhar um sabor todo especial. Normalmente uma colher de sopa de vinagre é o bastante para temperar meio quilo de carne. Mas não exagere com o vinagre, pois ele pode deixar seu prato ácido de mais.

Azeite de oliva

azeite

O azeite de oliva é um dos itens mais interessantes na cozinha devido ao seu sabor. De modo geral o tipo extravirgem é o melhor, sendo indicado na preparação e finalização de pratos frios e quentes. O macarrão ao alho e óleo fica bem mais saboroso quando preparado com azeite extravirgem, da mesma forma que pratos preparados com bacalhau.

Quando for comprar azeite, dê preferência aos mais novos, pois seu aroma e sabor estão no auge. Se não usar o item com muita frequência, compre garrafas menores, pois depois de aberto ele vai oxidando e perdendo seu aroma natural.

Mostarda

mostarda

Grande parceiro da maionese e catchup em lanches, a mostarda também pode ser usada sozinha como tempero na cozinha. As mostardas claras e escuras são as mais fáceis de serem encontradas, já a mostarda Dijon francesa está entre as mais difficiles, sendo ela usada para realçar o sabor de receitas frias.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: