Topo

Coisas sobre a cozinha que muita gente não sabe, mas deveria saber

Comente

Quando passamos a administrar nossa própria cozinha, acabamos repetindo as mesmas ações que vimos outrora outras pessoas da família cometendo. O fato, porém, é que essas atitudes nem sempre estão corretas e algumas podem até colocar a saúde em risco.

Sabendo disso, decidimos procurar um conjunto de informações e dicas de cozinha que as pessoas deveriam saber e muitas vezes não sabem, pelo que, acabam cometendo erros na hora de lidar com a cozinha. Confira!

Coisas que todos deveriam saber sobre a cozinha, mas não sabem

Coisas que todos deveriam saber sobre a cozinha, mas não sabem

Armazenando Pão

Muitas gente acredita que o pão deve ser armazenado dentro da geladeira, pois isso em tese ajuda prolongar sua durabilidade, mas o correto é armazená-lo no congelador se o objetivo for conservá-lo por mais tempo. Na hora de usar, basta levá-lo ao forno que ele ficará fresquinho novamente.

Café

Algumas pessoas nutrem o hábito de guardar o pó de café dentro da geladeira, mas isso acaba comprometendo o sabor e aroma do alimento. O ideal é armazenar em local seco e escuro.

Leia também:

Frutas e Legumes

É bom evitar o armazenamento de frutas e legumes cortados, pois a umidade pode fazer com que eles estraguem mais rapidamente. Em vez disso, procure armazená-los em sacos transparentes, retirando todo ar e armazenando na gaveta da geladeira onde o ar é mais fresco.

Enlatados

Também é bom evitar o armazenamento de enlatados aberto na geladeira. Se tiver sobrado alimento na embalagem, procure colocar em um pote de vidro ou inox tampado.

Lavar carne

Muita gente acredita que lavar carne antes do preparo ajuda a retirar os germes, mas isso é muito errado e faz com que a carne perca parte de suas proteínas.

Tábua de corte

Também é bom evitar limpar a tábua de corte com detergente, pois isso além de não limpar como deveria, ainda pode trazer riscos à saúde. Para limpar misture em um borrifador um copo de água com um copo de vinagre. Depois basta aplicar sobre a tábua, deixar agir por uns trinta segundos e secar a peça com pano seco.

Frango cru

É difícil de acreditar, mas frango cru traz risco de contaminação para toda sua cozinha se você não manuseá-lo da forma correta. Para evitar contaminação, o ideal é não compartilhar utensílios que estiveram em contato com frango. Isso significa, por exemplo, que não é bom cortar alimentos e temperos com a mesma faca que cortou o frango. É melhor pegar uma faca nova ou lavá-la bem antes de fazer novo uso.

Pia limpa

Após lavar a louça, procure deixar a pia seca, retirando toda umidade, isso porque água parada na pia pode causar odores e limo.

Panelas

Mesmo sendo peças tradicionais na cozinha, as panelas de alumínio, teflon arranhado, esmaltada ou de cerâmica, podem contaminar os alimentos. Isso porque em tese elas podem liberar metais pesados como alumínio, chumbo e cádmio.

Panos de prato

Esse é mais um utensilio de cozinha que costuma ter muitos germes, por isso deve ser trocado frequentemente. Além disso, ele deve ser lavado com água quente e ninguém jamais deve misturá-lo com outras peças na máquina na hora de lavar.

Lixeira

Lixeira sobre a pia até pode ser algo prático, mas representa uma grande fonte de germes pra pia, o melhor é evitar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: