Topo

Fazer compra no supermercado ou atacado? Entenda as vantagens de cada um

Comente

Com a crise que o país está passando, os brasileiros estão buscando todas as formas possíveis para economizar, e isso inclui é claro, as compras de supermercado. Para tentar driblar os preços altos, portanto, algumas pessoas preferem fazer compras em atacado, pelo fato desse modelo oferecer preços mais atraentes.

Mas será que realmente é mais econômico comprar em atacados? Ou será que no fim das contas o valor sai o mesmo ou até mais caro? Veja a seguir como avaliar qual a melhor opção de compras e o que deve considerar quando se quer economizar.

Supermercado ou atacado? Veja o que considerar antes de decidir

Supermercado ou atacado? Veja o que considerar antes de decidir

Distância

A primeira coisa a considerar é a distância do supermercado e do atacado. Normalmente, os comércios que vendem em atacado costumam ficar em locais afastados ou no centro da cidade, o que significa que você terá que percorrer uma distância maior para fazer suas compras.

Isso pode resultar em um gasto extra com combustível ou transporte público. Agora, quando a compra é feita em um local mais próximo de casa, isso resulta em ganho de tempo e economia no combustível.

De olho nos preços

Como ninguém quer perder o cliente, a concorrência dos mercados está grande, de modo que muitos buscam oferecer os melhores preços para atrair o maior número de clientes possível.

Dito isso, é bom ficar sempre atento a anúncios dos produtos na internet, televisão, rádio ou em folheto de ofertas. Dessa forma saberá onde estão as melhores ofertas e já terá uma ideia do quanto vai gastar na hora da compra.

Leia também:

A quantidade

Fazer compra para o mês inteiro não é a melhor alternativa para quem deseja economizar. Isso porque ao optar por compras semanais, você pode, além de ter alimentos frescos, aproveitar as melhores ofertas da semana, levando para casa apenas o que precisa sem gastar muito.

E também nem sempre a melhor escolha é levar para casa uma grande quantidade de um mesmo produto, uma vez que isso significa um gasto excessivo em algo que não será usado de imediato.

Exemplo disso é que o dinheiro que foi gasto comprando uma caixa de algum produto de limpeza, por exemplo, poderia ter melhor uso no pagamento de uma conta ou eventual momento de emergência.

Além disso, é muito importante ficar atento ao valor unitário do produto para saber se realmente vale a pena comprar em grande quantidade. Outra coisa que você deve colocar na balança é o valor final da compra e onde será armazenada a compra ao chegar em casa. Isso porque alguns produtos podem ser desperdiçados caso não sejam armazenados corretamente.

Opção por outras marcas

Alguns supermercados possuem produtos de marca própria, que custam mais barato que produtos de marcas mais tradicionais. Se o seu medo é não gostar da qualidade e sabor de alguns produtos não se preocupe, pois a maioria tem fabricação da mesma empresa, o que muda muitas vezes é só o rótulo.

Dito isso, uma dica importante é ler os rótulos pra saber quais são os fabricantes de suas marcas preferidas e ver outros produtos que eles fabricam para uma marca ou rótulo diferente.

Programa de fidelidade

Alguns lugares oferecem aos seus clientes um programa de fidelidade que oferece algumas vantagens. Em alguns casos, os estabelecimentos até oferecem descontos. É bom se informar então, se o lugar que você costuma fazer compra oferece alguma vantagem extra pra quem é cliente fiel.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: