Topo

Dicas para organizar a despensa e comprar alimentos indispensáveis no dia a dia

Comente

Uma ótima maneira de deixar as refeições mais saudáveis e com cardápio variado, é fazendo uma lista com todos os alimentos básicos que não podem faltar em casa. Ao fazer uma boa lista de compras e organizar a despensa da maneira ideal, não há motivo para preocupação.

E é por saber disso, que decidimos apresentar a seguir algumas dicas importantes para quem quer ajustar a despensa da maneira ideal para ter sempre bons alimentos por perto. Veja!

Os alimentos e elementos indispensáveis a uma boa despensa

organizar-alimentos-despensa

Limpeza

O primeiro fator indispensável em uma despensa que se preza é a limpeza. A dica, portanto, é limpar no mínimo uma vez por semana o local onde estarão armazenados os alimentos, é uma questão de higiene. Outra coisa importante é lembrar de armazenar os alimentos longe dos materiais de limpeza.

Organização

Para não ter problemas com os alimentos e evitar perda de tempo, o melhor é separar os alimentos por categoria. Sendo assim, é só guardar os doces de um lado e os salgados de outro, deixando separado alimentos crus como farinha, arroz, e feijão, colocando em outro compartimento os produtos pré-cozidos ou enlatados. Outra dica é deixar à vista os alimentos que estão perto de vencer, isso ajuda a agilizar o consumo em tempo hábil.

Leia também:

Lista

Para ter alimentos importantes sempre à mão, a dica é fazer uma lista dos alimentos que mais usa no dia a dia e que não podem faltar na despensa. Procure observar se há alguma alteração no consumo e sempre atualize sua lista.

Fazendo isso você saberá exatamente a medida de seus mantimentos e não vai exceder e nem comprar pouco de mais na hora que for ao supermercado. Nos tópicos seguintes você confere sugestões de alimentos que geralmente são indispensáveis.

Massas

As massas normalmente têm preparo facilitado, o que as tornam indispensáveis na despensa. A dica então é ter pelo menos dois ou três tipos de macarrão em casa, além de massa pré-cozida, como de lasanha, por exemplo.

Enlatados

Produtos enlatados normalmente trazem a data de validade na embalagem, por isso é bom tê-los em quantidade razoável na despensa. Uma dica é comprar variações de enlatados como sardinha, ervilha, atum, palmito, milho e frutas.

Alimentos secos

Na parte de alimentos secos que são indispensáveis, destaque para farinha, arroz, açúcar, amido, fermento, milho, feijão, cereais e frutos secos.

Molhos

E é claro que também é importante ter na despensa uma pequena variação de molho, certo? Nesse caso é bom apostar em massa de tomate, molho shoyu, molho de salada, e até um molho para strogonoff.

Condimentos

Em relação a temperos, a palavra de ordem é variedade. A lista de boas opções inclui alho, sal, pimenta em pó e ervas. Outra dica é deixar por perto um pequeno estoque de caldo de legumes, galinha e carne.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: