Topo

Dicas sobre tipos de gorduras e óleos que podem ser usados na cozinha

Comente

É quase impossível preparar um prato na cozinha sem fazer uso de algum tipo de óleo ou gordura, certo? Ainda que em pequena quantidade, o item é absolutamente indispensável na culinária da maioria das regiões ao redor do mundo.

Aqui no Brasil o óleo mais utilizado na cozinha costuma ser o vegetal de soja, embora uma pequena parcela da população também faça uso do azeite de oliva.

O fato, porém, é que existem diversas outras fontes de gordura que de alguma forma podem contribuir com o sabor de um prato. A seguir você confere detalhes sobre os tipos de gordura e óleo úteis na cozinha. Veja!

alkyrie

Azeite de oliva

O azeite de oliva é extraído da azeitona e já é bastante conhecido da culinária brasileira. Hoje o mercado comporta tipos diferentes desse óleo, com sabores que vão do intenso ao mais delicado e que podem ser usados em diferentes ocasiões e pratos.

Dentre os tipos disponíveis, o que possui uma qualidade maior é o extravirgem, que devido ao seu sabor e aroma é o mais indicado para finalização dos pratos.

Óleo de soja

O óleo de soja é o mais comum na cozinha brasileira e por possuir um preço mais acessível tem um aroma e sabor neutro, pelo quê, pode ser usado tanto em refogados como em fritura por imersão.

Algumas pessoas consideram o óleo de soja inferior aos demais, mas o fato é ele é importante em determinados pratos, como os grelhados, frituras e refogados, por exemplo. Além disso, ele também costuma ser o mais utilizado em preparos de itens de emulsão, como a maionese.

Leia também:

Óleo de coco

O óleo de coco costuma ser branco quando em estado sólido e transparente quando em estado líquido. Ele acabou ganhando fama entre pessoas que buscam uma alimentação saudável por ser rico em proteínas.

O sabor desse tipo de óleo é bem característico e ele pode ser usado por quem busca variar um pouco os pratos do dia a dia, afinal, ele é uma gordura termogênica que possui grande quantidade de antioxidantes.

Muita gente além de usá-lo no preparo de diferentes pratos – dos doces aos salgados – optam por consumi-lo cru em saladas e outros alimentos, com intenção de aproveitar melhor os seus nutrientes.

Óleo de gergelim

O óleo de gergelim, que quando torrado possui uma coloração castanha escura e um sabor forte, costuma ser mais utilizado na cozinha oriental. De modo geral ele deve ser usado de forma moderada, pois tende a deixar o prato enjoativo.

Diante de suas propriedades, o óleo costuma ser mais útil na finalização dos pratos, já que isso evita que ele perca suas propriedades. Seu uso deve ser evitado em refogados e frituras pelo fato dele queimar muito rapidamente.

Manteiga

A manteiga é uma gordura muito usada na cozinha francesa, mas no caso, a manteiga original preparada apenas com creme de leite e sal, que é uma gordura rica em vitaminas e de uso versátil.

Quando levada ao fogo baixo, a parte sólida é desprendida e o que se obtém é a gordura pura, que pode proporcionar bons resultados em frituras rápidas e refogados, podendo ser usada também para umedecer e dar cremosidade aos pratos, sendo uma das gorduras mais importantes da cozinha.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: