Topo

Dicas para pais: veja como incentivar as crianças nos sonhos e realizações

Comente

Sonhar é preciso, já dizia o sábio. E as crianças talvez saibam disso melhor que os adultos. Em todo caso, para que os pequenos possam se sentir motivados a realizar os próprios sonhos, eles dependem da ajuda e encorajamento dos adultos, algo para o que nem todos os pais estão preparados.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir um conjunto de dicas importantes para que os pais possam ajudar os filhos no processo de concepção e realização dos sonhos. Confira!

Como ajudar as crianças a realizar os sonhos

Como ajudar as crianças a realizar os sonhos

Demonstrar interesse para com o sonho da criança

Com a correria do dia a dia, muitos pais acabam não participando da vida dos filhos da maneira que deveriam, e isso faz com que muitos não tenham a mínima noção de quais são os sonhos das crianças. Ora, então como ajudar se não sabe exatamente o que o filho espera alcançar?

Na dúvida, muitos pais acabam delegando a terceiros a função de motivar a criança, jogando a responsabilidade para professores ou mesmo terapeutas. Segundo especialistas, no entanto, demonstrar interesse sobre os sonhos da criança é papel dos pais, pois isso além de estreitar a relação com os pequenos, ajuda a entender a visão que eles têm do mundo e o que esperam da vida.

Ajudar a traçar metas

O primeiro passo que os pais devem tomar é se interessar pelo sonho da criança, mas esse não é o único. Na sequência é preciso ajudá-la a traçar as próprias metas e encontrar os melhores caminhos. Uma dica é começar mostrando justamente a importância do planejamento, deixando sempre claro que com dedicação ela pode se tornar tão grande quanto seus sonhos.

Leia também:

Não querer realizar o trabalho pelo filho

Os pais precisam se mostrar disponíveis para ajudar a criança, mas em relação aos próprios sonhos é ela quem deve tomar as decisões. Os pais devem orientar as crianças no caminho certo, mas não devem escolher um ou outro caminho.

Nesse caso o papel do pai se limita a mostrar quais são as alternativas e o que pode ocorrer ao optar por cada uma delas. É bom lembrar que o sonho é da criança, logo, ela precisa aprender a realizá-lo sozinho.

Quando os pais tomam a decisão no lugar do filho, está na verdade impedindo que ele se desenvolva da forma que deveria, o que pode retardar seu processo de formação. O resultado pode ser um adolescente mimado que não tolera frustração.

Ensinar sobre os obstáculos

É importante deixar claro para o filho que ele sempre vai encontrar obstáculos pelo caminho, os pais até podem mostrar quais serão os obstáculos e dizer como passar por eles, mas de novo não vale resolver o problema para filho. É bom dizer também que quando a conquista é fácil de mais não há valor, por isso os pais não devem facilitar muito para os filhos.

Isso mostra à criança que futuro ninguém poderá fazer nada por ele e que ele terá que ser o protagonista da própria vida. O máximo que os pais devem fazer é mostrar apoio sempre que necessário.

Estimular o recomeço

A vantagem de se fracassar em algo é saber que poderá recomeçar e fazer diferente em uma nova tentativa, por isso é importante que os pais mostrem a importância do recomeço mesmo com os erros, transmitindo motivação para a criança a cada novo tropeço. Nesse caso é bom mostrar também como o filho pode aprender com o erro e se tornar mais forte.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: