Topo

Itens da cozinha que podem causar efeito similar ao de drogas e você não sabia

Comente

Muita gente tem aversão a qualquer tipo de assunto relacionado drogas, mas o que poucos sabem é que até mesmo na cozinha da própria casa podem existir diversos alimentos com substâncias que causam efeito similar ao de algumas drogas e remédios conhecidos.

Para ilustrar isso, apresentamos a seguir alguns dos exemplos mais conhecidos. Confira!

Substâncias que alguns alimentos têm em comum com as drogas

Pimenta Chili

Pimenta Chili

A pimenta Chili possui em sua composição um elemento conhecido como capsaicina, que age naturalmente como um analgésico tópico para artrite ou outros problemas de saúde.

Mas além disso há quem acredite também que, pessoas que consomem alimentos picantes de mais também podem provar uma grande dose de endorfina. Em todo caso, não existem estudos científicos que confirmem essa segunda teoria, embora a pimenta chili já tenha sido muito usada como remédio natural.

Peru

Peru

Da mesma forma que a carne de outras aves, a do peru conta com um elemento conhecido como triptofano, que é substância capaz de contribuir com a geração de serotonina no corpo. Em outras palavras aves podem deixar uma pessoa satisfeita e sonolenta.

Batata doce

Batata doce

A batata doce é um alimento rico em amido, sendo este mais um alimento que aumenta a produção de serotonina, gerando assim uma sensação de bem-estar. Vale dizer que ela é rica em vitamina A, o que potencializa ainda mais o efeito da serotonina no organismo.

Espinafre

Espinafre

O emblemático alimento responsável pela força do “Marinheiro Popeye” nos desenhos animados, é rico em magnésio, uma substância que ajuda no alívio do estresse.

Leia também:

Salmão

Salmão

O salmão é um saboroso peixe rico em DHA, sendo este o componente estrutural do tecido cerebral. Segundo estudos, essa substância é muito importante para que o cérebro se desenvolva bem, de modo que há até quem acredite que a substância seja capaz de tornar as pessoas mais inteligentes.

Por essa razão, os suplementos de DHA são bem populares no Japão entre os estudantes. Vale dizer que o elemento também pode ser encontrado em sardinhas e outros peixes.

Cacau

Cacau

O cacau é o principal ingrediente nas receitas de preparo de chocolate, e o detalhe é que ele possui vários componentes que causam a sensação de bom humor. Estudos apontam que o próprio chocolate possui anandamidas, que afetam os receptores no cérebro da mesma forma que uma substância presente na maconha.

O chocolate também possui teobromina, uma espécie de estimulante suave. Isso ajuda a reforçar a tese de que o consumo de qualquer coisa que possua cacau pode ajudar a melhorar o humor.

Café

Café

O café é rico em cafeína, que por sua vez é um estimulante natural. Em todo caso, vale dizer que seu efeito é temporário como estimulante, podendo, portanto, causar também dores de cabeça.

Noz-moscada

Noz-moscada

Quando ingerida em grande quantidade, a noz-moscada pode causar diarreia ou vômitos, de modo que o resultado de uma grande dose do alimento pode durar por dias.

Informações sugerem que a causa disso pode estar relacionada à presença de um elemento conhecido como miristicina. E vale dizer ainda, que a noz-moscada pode provocar até alucinação, além de outros efeitos colaterais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: