Topo

Dicas para assar carne na churrasqueira

Comente

Bastante tradicional na região do sul do Brasil, o churrasco sempre foi uma refeição deliciosa e prática de ser preparada. Bastava apenas se posicionar com a carne próxima á brasa colocada no chão. A partir disto, diversas técnicas de preparar churrasco foram desenvolvidas, dentre elas o espeto e a parrilla, bastante comuns em países como a Argentina e o Uruguai.

Por muitos motivos, além da grande influência dos países do Prata, a grelha conquista cada vez mais adeptos. Primeiramente ela apareceu nos restaurantes e agora toma o lugar do espeto em diversas capitais brasileiras. O sabor do churrasco de grelha, agrada mais ás pessoas do que os churrascos convencionais. Os cortes de carne são menores, e o sabor defumado da brasa e da fumaça é melhor absorvido. No espeto, as peças usadas são maiores, e o miolo da carne poderá ficar sem sabor.

Dicas para assar carne na churrasqueira

Confira algumas dicas infalíveis para fazer um bom churrasco.

Para fazer um bom grelhado

Veja também:

Além de comprar uma boa carne, e saber assar, é fundamental contar com um bom carvão. Procure dar preferência aos carvões de acácia negra, estes que produzem mais calor.

Tenha paciência no preparo

Para fazer o churrasco, procure colocar a carne na churrasqueira antes de todo o carvão estiver em brasa. A queima inicial do carvão libera o alcatrão que é tóxico ao nosso organismo, e age como se estivéssemos fumando em torno de 10 cigarros ao mesmo tempo, por isso deixe as brasas aparecerem primeiramente.

Crie uma área de fuga

Assim que fizer o fogo, procure criar uma área de fuga, com calor menos intenso, para que se possa grelhar as carnes, como cordeiro, frango, e porco. Esta situação se consegue concentrando as pedras de cartão somente em um dos lados da churrasqueira.

Compre carnes de boa procedência

É fundamental que você entenda a procedência das carnes que você compra. Prefira sempre as carnes que estão embaladas a vácuo, que contem com selo de inspeção e procure por marcas confiáveis. Este cuidado irá garantir a melhor qualidade do seu assado.

Bolsa térmica ou caixa de isopor para transportar as carnes

Assim que você sair para comprar as carnes, tenha sempre em seu carro uma bolsa térmica ou mesmo uma caixa de isopor já que a oscilação de temperatura é prejudicial para a conservação da carne. Retire a peça da refrigeração apenas 30 minutos antes de começar o churrasco.

Invista nas porções menores

Para que você possa contar com um bom grelhado de carne bovina, procure trabalhar com porções menores, que tenham entre 400 e 600 gramas, com uma boa gordura de marmoreio, e trabalhando sempre ao fogo forte. Caso estiver pouco calor, a carne irá apenas cozinhar e não assar.

Visualize o sentido de corte das fibras

O correto está sempre em posicionar as facas em um ângulo de 90 graus contra as fibras, procure sempre ter este cuidado e visualize o sentido que as fibras correm.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: