Topo

Como fazer churrasco: 5 dicas indispensáveis para uma carne assada perfeita

Publicidade
Comente

Fim de ano é sem sombra de dúvida o período mais festivo para a maioria dos brasileiros, o que naturalmente, pressupõe diversão, bebida e claro, muita comida boa, incluindo, por exemplo, o amado churrasco.

O problema, porém, é que nem todo mundo tem a habilidade necessária para o preparo dessa delícia, de modo que por vezes, o prato acaba não recebendo todo o cuidado que merece, algo que por consequência se traduz em uma carne assada "sem graça", pra dizer o mínimo.

Isso, no entanto, não precisa ser assim. Com algumas dicas simples e um pouco de boa vontade, qualquer pessoa pode sim fazer um churrasco digno de elogios. E para ajudar nessa missão, apresentamos na sequência uma lista com as principais dicas para alcançar esse objetivo. Confira!

Como preparar um churrasco memorável

Como fazer churrasco: 5 dicas indispensáveis para uma carne assada perfeita

Variedade

Publicidade

O primeiro passo para um churrasco inesquecível é a escolha da carne e da comida de modo geral. E não pense você que isso quer dizer optar por um ou dois tipos de carne, nada disso.

Um dos segredos para um bom churrasco é justamente a variedade de alimentos, o que aumenta as chances de agradar os diferentes tipos de paladar dos convidados. Na hora de escolher é bom considerar opções como carne bovina, suína, de frango, linguiças e peixes.

Entre os cortes mais aconselháveis estão as partes mais nobres, como picanha, ancho premium, filé mignon, maminha, fraldinha, assado de tira, cupim, costela premium, alcatra e até mesmo o contra-filé.

Publicidade

E a escolha não tem que parar por aí, também é importante selecionar um bom conjunto de alimentos para acompanhar a carne. Entre as melhores opções estão itens como queijos, salada e arroz, além de opções mais exóticas, como abacaxi com banana, pão de alho, banana, pêssego, mandioca (macaxeira) ou ainda o incrível molho de alho.

Gordura da carne de assar

Goste ou não do sabor da gordura, a verdade é que ela é importante para a suculência do churrasco. Na hora de comprar, portanto, é importante ficar atento ao grau de gordura intramuscular da peça pretendida. Os melhores cortes são os que possuem uma quantidade satisfatória de fibras brancas, também chamadas de marmoreio.

Tempero

Veja também:

O tempero é obviamente uma parte importante de um bom churrasco, mas, diferente do primeiro tópico onde a variedade é importante, aqui menos é mais: o sal grosso é o único tempero realmente indispensável para uma boa carne assada. Dito isso, nada de recorrer a temperos (caseiro ou pronto) ou algo do tipo, eles são absolutamente desnecessários.

O fogo para o churrasco

O fogo é certamente o item mais importante de um bom churrasco. O primeiro passo, portanto, é escolher um bom carvão, capaz de segurar a brasa por um longo período. Para essa finalidade, o carvão de eucalipto é o mais indicado, sempre que possível vale a pena optar por ele.

Além do carvão, é importante saber ascender o fogo, o que deve ser feito preferencialmente com álcool em gel, já que outro item inflamável pode causar uma combustão perigosa. Na falta dele, o óleo de cozinha envolto em um papel toalha pode "quebrar um galho".

A temperatura

Depois de ascender o fogo é hora de verificar a temperatura para ver se a carne já pode ser adicionada à churrasqueira. Para isso uma opção é colocar a mão na direção em que a carne será assada, se aguentar mantê-la por sete segundos a temperatura está ideal. Em caso negativo será preciso ajustar a distância da brasa ou reduzir o calor da churrasqueira.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: