Topo

Como fazer churrasco: 5 dicas indispensáveis para uma carne assada perfeita

Comente

Fim de ano é sem sombra de dúvida o período mais festivo para a maioria dos brasileiros, o que naturalmente, pressupõe diversão, bebida e claro, muita comida boa, incluindo, por exemplo, o amado churrasco.

O problema, porém, é que nem todo mundo tem a habilidade necessária para o preparo dessa delícia, de modo que por vezes, o prato acaba não recebendo todo o cuidado que merece, algo que por consequência se traduz em uma carne assada "sem graça", pra dizer o mínimo.

Isso, no entanto, não precisa ser assim. Com algumas dicas simples e um pouco de boa vontade, qualquer pessoa pode sim fazer um churrasco digno de elogios. E para ajudar nessa missão, apresentamos na sequência uma lista com as principais dicas para alcançar esse objetivo. Confira!

Como preparar um churrasco memorável

Como fazer churrasco: 5 dicas indispensáveis para uma carne assada perfeita

Variedade

Veja também:

O primeiro passo para um churrasco inesquecível é a escolha da carne e da comida de modo geral. E não pense você que isso quer dizer optar por um ou dois tipos de carne, nada disso.

Um dos segredos para um bom churrasco é justamente a variedade de alimentos, o que aumenta as chances de agradar os diferentes tipos de paladar dos convidados. Na hora de escolher é bom considerar opções como carne bovina, suína, de frango, linguiças e peixes.

Entre os cortes mais aconselháveis estão as partes mais nobres, como picanha, ancho premium, filé mignon, maminha, fraldinha, assado de tira, cupim, costela premium, alcatra e até mesmo o contra-filé.

E a escolha não tem que parar por aí, também é importante selecionar um bom conjunto de alimentos para acompanhar a carne. Entre as melhores opções estão itens como queijos, salada e arroz, além de opções mais exóticas, como abacaxi com banana, pão de alho, banana, pêssego, mandioca (macaxeira) ou ainda o incrível molho de alho.

Gordura da carne de assar

Goste ou não do sabor da gordura, a verdade é que ela é importante para a suculência do churrasco. Na hora de comprar, portanto, é importante ficar atento ao grau de gordura intramuscular da peça pretendida. Os melhores cortes são os que possuem uma quantidade satisfatória de fibras brancas, também chamadas de marmoreio.

Tempero

O tempero é obviamente uma parte importante de um bom churrasco, mas, diferente do primeiro tópico onde a variedade é importante, aqui menos é mais: o sal grosso é o único tempero realmente indispensável para uma boa carne assada. Dito isso, nada de recorrer a temperos (caseiro ou pronto) ou algo do tipo, eles são absolutamente desnecessários.

O fogo para o churrasco

O fogo é certamente o item mais importante de um bom churrasco. O primeiro passo, portanto, é escolher um bom carvão, capaz de segurar a brasa por um longo período. Para essa finalidade, o carvão de eucalipto é o mais indicado, sempre que possível vale a pena optar por ele.

Além do carvão, é importante saber ascender o fogo, o que deve ser feito preferencialmente com álcool em gel, já que outro item inflamável pode causar uma combustão perigosa. Na falta dele, o óleo de cozinha envolto em um papel toalha pode "quebrar um galho".

A temperatura

Depois de ascender o fogo é hora de verificar a temperatura para ver se a carne já pode ser adicionada à churrasqueira. Para isso uma opção é colocar a mão na direção em que a carne será assada, se aguentar mantê-la por sete segundos a temperatura está ideal. Em caso negativo será preciso ajustar a distância da brasa ou reduzir o calor da churrasqueira.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: