Topo

Dicas e informações úteis para escolher a melhor forma de cozinhar legumes

Comente

Muita gente já se habituou a cozinhar o alimento de uma única maneira e acabam deixando de explorar outras possibilidades interessantes que por vezes resultam até em alterações no sabor dos pratos.

Um detalhe interessante, por exemplo, é que existem várias formas de cozinhas legumes, seja no vapor, na panela de pressão ou em uma panela comum, mas cada um desses preparos trazem lá suas particularidades.

A seguir você confere algumas informações interessantes nesse sentido que podem ajudar até a aproveitar mais os nutrientes dos alimentos. Confira!

Dicas interessantes para o cozimento dos legumes

Dicas para o cozimento de legumes

Cozinhando na panela de pressão

Cozinhar os legumes na panela de pressão pode ser algo mais rápido do que cozinhar em panela comum, isso é um grande benefício. O contra é que se passar do tempo os legumes podem derreter.

Cozinhando na panela a vapor

Cozinhar os legumes no vapor é a melhor forma de aproveitar os nutrientes do mesmo, o fato, porém, é que muitas pessoas não gostam da parte final que é a de higienizar a panela usada no cozimento.

Cozinhando no pano de prato

Outra forma de cozinhar mas também usando o vapor, consiste em picar os legumes, colocar tudo na tampa da panela, envolver em um pano de prato e tampar e tampar a panela com água fervendo. Isso é interessante, mas demanda grandes cuidados na higienização e armazenamento dos panos de prato.

Leia também:

Dicas para cozinhar melhor os legumes

Para quem já usou todas as técnicas mencionadas acima mas ainda não achou a ideal em relação aos prós e contras, a solução pode estar mais perto do que se imagina, ela se chama micro-ondas.

Esse item que salva muita gente na hora da pressa ou na falta de vontade de cozinhar, pode se mostrar uma interessante ferramenta para cozimento de legumes desde que utilizado da maneira correta. A seguir as dicas.

Como cozinhar legumes no micro-ondas

  • O primeiro passo é descascar os legumes no formato desejado, seja em cubinhos, rodelas ou pedaços maiores.
  • Em seguida é só colocar os legumes em um saquinho plástico, próprio para freezer e micro-ondas.
  • Depois de temperar os legumes a gosto é só amarrar o saco plástico dando um nó e fazendo alguns furos com garfo ou ponta de faca – porque do contrário o saco vai estufar e poderá estourar se o vapor não tiver pra onde ir.
  • Depois disso é bom usar um prato fundo que servirá para aparar o líquido que pode escorrer eventualmente do alimento, isso impedirá sujeira no micro-ondas.
  • Por fim é só levar os legumes ao micro-ondas em potência máxima por período de 3 a 4 minutos dependendo da quantidade de legumes.
  • Quando terminar esse tempo não se deve retirar o alimento imediatamente, é bom esperar um tempo para que o calor termine de cozinhar os legumes.

Se tudo correr como previsto, ao final do processo os legumes já estarão prontos e completamente cozidos, aí é só usá-los da maneira desejada, seja em sopas, carnes, saladas ou quaisquer outros pratos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: