Topo

Mitos e verdades sobre fertilidade e dificuldade em engravidar

Comente

A infertilidade pode ser ocasionada por uma série de fatores e nem sempre a condição é irreversível, em todo caso, ainda nos dias atuais existe uma série de mitos relacionados ao assunto que além de não contribuir com nada, ainda acabam prejudicando aqueles que desejam passar pela experiência de ter um filho.

A pílula anticoncepcional pode prejudicar na hora de buscar uma gravidez? A obesidade prejudica a fertilidade? O ambiente pode influenciar na possibilidade de uma gravidez?

Essas são algumas das perguntas que ainda geram controvérsias entre muitas mulheres, por isso, a seguir apresentamos algumas informações úteis nesse sentido considerando a opinião de especialistas na área. Veja!

Mitos e verdades sobre gravidez e fertilidades

A fertilidade pode ser prejudicada pelo ambiente

A fertilidade pode ser prejudicada pelo ambiente

Verdade – informações sugerem que sim, o contato direto ou indireto com agrotóxicos, poluentes, fertilizantes e até tintas pode ser sim um agente influenciador da infertilidade.

Isso acontece porque esses elementos podem comprometer o sistema responsável pela produção hormonal. Comer alimentos orgânicos, ou lavar bem legumes, frutas e verduras são cuidados importantes para quem busca engravidar.

Leia também:

O álcool e o cigarro podem prejudicar a fertilidade

O álcool e o cigarro podem prejudicar a fertilidade

Verdade – especialistas consideram que quando as mulheres entram em contato com o álcool ou certas substâncias presentes no cigarro elas acabam se submetendo ao risco de ter a ovulação desregulada.

No caso, dos homens, os prejuízos também são reais, pois há o risco de redução na quantidade de espermatozóides. Diante disso, se não há óvulos nem espermatozóides de boa qualidade, a probabilidade de um embrião se desenvolver é menor.

A obesidade pode influenciar na fertilidade

A obesidade pode influenciar na fertilidade

Verdade – mulheres obesas possuem uma produção maior do hormônio estradiol, responsável pelas células de gordura que podem bloquear a ovulação. Isso tanto é verdade, que não são raros os casos de mulheres obesas que conseguem engravidar apenas depois de emagrecer.

A dica, portanto, é manter sempre uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas e proteínas, o que vale também para os homens, considerando que uma boa alimentação também ajuda na qualidade dos espermatozóides.

Algumas posições sexuais aumentam as chances de gravidez

Algumas posições sexuais aumentam as chances de gravidez

Mito – quando o homem ejacula dentro da mulher, o esperma se espalha de maneira que já facilita a missão dos espermatozóides em nadar até o útero para alcançar o óvulo. Isso independe da posição adotada na hora do sexo.

Congelar os óvulos pode aumentar as chances de uma gravidez

Congelar os óvulos pode aumentar as chances de uma gravidez

Parcialmente verdade – o congelamento dos óvulos é uma forma de conservar a fertilidade, entretanto, não há uma garantia de gravidez no futuro, só é possível saber se os óvulos serão capazes de fertilizar quando forem descongelados.

O uso constante de anticoncepcional prejudica a gravidez no futuro

O uso constante de anticoncepcional prejudica a gravidez no futuro

Mito – o uso da pílula inibe a ovulação por um tempo, mas esse é um processo reversível. Em todo caso, o período para engravidar depois que para de tomar o medicamento pode variar de uma mulher pra outra, sendo que em alguns casos a mulher pode engravidar assim que deixa de tomar a pílula.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: